Afinal, o que é e de onde vem a inflação?

 Afinal, o que é e de onde vem a inflação?

Crédito: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Por Gideão Idelfonso

A inflação é um nome que aparece nos noticiários, memes e rodas de conversas, no senso comum geral soa como sendo nada bom para o nosso bolso, e é verdade, visto que sua ideia básica é o aumento generalizado dos preços. Não aumenta só a batata-doce, aumenta também a gasolina, tomate, repolho, arroz, todos os produtos de uma cesta de compras, consequentemente o aumento de todas as mercadorias faz com que viver fique mais caro. 

A inflação pode ter várias causas, uma delas é a monetária, quando o governo decide da noite pro dia imprimir dinheiro. Na medida certa a impressão de dinheiro é boa para o país, porém de forma descontrolada pode ser um grande problema. Imprimir dinheiro de forma irracional causa inflação, isso ocorre porque a emissão de notas em descontrole faz circular um maior volume de dinheiro dentro da sociedade e isso será tanto maior que a oferta de produtos, consequentemente os preços inflacionam, sobem. 

Uma das causas principais que gera inflação é quando o governo gasta mais do que arrecada, ou seja, altos gastos públicos sem a devida reposição gera inflação. O governo para estancar o problema aumentando os impostos para cobrir as despesas, ou seja, o custo desse problema chega ao nosso bolso, por isso o aumento de impostos não é bem visto pela sociedade como um todo. 

Outro fator que pode gerar inflação são os cartéis, estes são acordos entre empresas organizadas para impor preços no mercado, se entende que esse acordo é para acabar ou criar obstáculos para a concorrência. As poucas empresas que vendem um determinado produto “se juntam”, até mesmo na regulagem da produção, para continuar “mandando” no mercado, consequência disso os preços sobem já que a ideia é a maximização do lucro.

Evidentemente que essas são causas mais tradicionais que podem acarretar uma alta nos preços, existem outras naturais como a seca, por exemplo, ou a desvalorização da nossa moeda em comparação ao dólar, são situações que podem causar impacto na demanda e na oferta de certos produtos.

Apesar de alguns ministros e governantes se esquivarem e afirmarem que nada tem haver com a inflação, podem sim ter alguma culpa, uma delas é a instabilidade social e política que alguns políticos conseguem diariamente fazer, abrem a boca causam problemas, os investidores fogem ou ficam em dúvida se devem ou não aplicar no país. A política e economia regem o Brasil, o problema é que o bolo econômico não é repartido de forma equilibrada e justa para os interesses gerais da sociedade. O Brasil evidentemente nunca foi para amadores.

Digiqole Ad
+ posts

Cria de Paraisópolis, bacharel em Lazer e Turismo pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Pesquisador com foco na periferia e sua dialética com o Lazer e Turismo. Teve contato com projetos de impacto social em Paraisópolis e em áreas da Zona Leste.

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *