Slum Summit promove debates sobre empreendedorismo na favela

 Slum Summit promove debates sobre empreendedorismo na favela

Crédito: Luís Maike/Agência Cria Brasil

Evento acontece nos dias 18 e 19 de novembro e é promovido pela G10 Favelas e tem transmissão ao vivo pelo Facebook do jornal Espaço do Povo

A abertura do primeiro dia da 3ª edição do Slum Summit contou com painéis temáticos e a participação de personalidades de dentro e fora da favela, que têm gerado transformação social para as comunidades.

Os portões do Pavilhão do G10 Favelas abriram às 8h para receber convidados vindos de todo país. O primeiro painel começou às 11h e teve como tema “Empreender na favela”, dando jus ao nome da edição deste ano.  “Empreender na favela é reconhecer sua força como mercado de trabalho, capacidade produtiva e capacidade econômica. Quando a gente perceber essa força, a gente vai destravar um Brasil que não conhecemos”, disse Hélio Muniz, CEO da Fundação Casas Bahia e um dos participantes do painel. 

Tendo como objetivo dar visibilidade aos realizadores das periferias, apresentando para o mercado econômico nacional as oportunidades lucrativas que existem nas comunidades foi feito o lançamento do G10 Bank, o banco que tem como missão desburocratizar o acesso ao crédito na favela.

“Não existe liberdade democrática sem inclusão financeira, não existe inclusão financeira sem inclusão digital e o G10 Bank vem com essa iniciativa de fazer o Brasil crescer de maneira inclusiva”, contou João Bezerra especialista em fintech e parceiro do G10 Bank.

A programação também contou com uma painel que refletiu sobre “Fazendas Urbanas e Combate à fome nas favelas do Brasil”,  que foi mediado pela líder comunitária e presidente da Associação Mulheres de Paraisópolis, Flávia Rodrigues, que  contou sobre a importância do Slum Summit, “eventos como esse são muito importantes para fortalecer e mostrar que a favela tem potência”, ressalta.

O último painel apresentado pela parte da manhã, mostrou como a “Comunicação de Impacto” contribui para o desenvolvimento e crescimento como potência das comunidades.

Após o almoço, o evento contou com a participação do  fundador dos Doutores da Alegria,  Wellington Nogueira, que destacou o uso do entusiasmo para “Transformar a diversidade em oportunidades”.

Na parte da tarde, um dos painéis mais comentados refletiu sobre a importância da “Comunicação para a favela”,  que teve a participação dos jornalistas Pedro Pannunzio da Band, Ana Luiza Prudente do CIVI -CO, Flora Gerola do UOL e Jean Xavier do jornal comunitário Line7 de Minas Gerais.

“Eu acho fascinante a mudança de perspectiva, a mudança sobre a vida por frequentar espaços como esse, o Brasil de verdade está aqui” explica o jornalista Pedro Pannunzio. 

Em seguida, o assunto discutido reforçou como a favela está presente em todos os campos, em “Profissões do Futuro: empregabilidade e oportunidades no Metaverso”, foi apresentado as tendências do mercado digital  evidenciando a potencialidade da favela em profissões que estão dominando o mundo.

Os dois últimos painéis desse primeiro dia de Slum Summit, “Impactos Positivos – Costurando Sonhos” e “Colaboração e Criação de Redes” apresentaram debates que reforçaram os pontos abordados no decorrer do evento, que tem gerado experiências, conhecimentos e oportunidades para a construção de negócios de impacto nas favelas e para as favelas.

Considerado o maior evento de empreendedorismo de impacto social, empoderamento, diversidade e inovação de favela, o Slum Summit representa a união e a força para futuros investimentos, tendo a favela como protagonista para os negócios. 

O encontro nacional das favelas está acontecendo em Paraisópolis, Zona Sul de São Paulo, e é promovido pela G10 Favelas, bloco de líderes de empreendedorismo e impacto social,  organizado pela agência Cria Brasil Comunicação.



Digiqole Ad
+ posts

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *