Eleições 2022: Lula é eleito presidente do Brasil com 50,90% dos votos

 Eleições 2022: Lula é eleito presidente do Brasil com 50,90% dos votos

Crédito: AP Photo/Andre Penner

Até o momento, o candidato e atual presidente, Jair Messias Bolsonaro, não se manifestou.

O segundo turno das eleições presidenciais, que aconteceu ontem (30), começou de maneira tranquila em todo país. Nas redes sociais, os eleitores comentavam sobre a ausência das longas filas que marcaram o primeiro turno das eleições. As ruas também estavam mais limpas, mas, o que não mudou foi o posicionamento explicito de muitos eleitores, de ambos os lados. Muitos apoiadores do atual presidente, Jair Messias Bolsonaro (PL), foram às urnas vestindo camisetas verde e amarelo. Já os eleitores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conhecidos pela cor vermelha, dessa vez também resolveram apostar nas cores da bandeira do Brasil, mas estampando o número e o nome do candidato do Partido dos Trabalhadores.

Por volta das 15h, uma onda de mensagens começaram a surgir nas redes sociais sobre ações da PRF (Polícia Rodoviária Federal) em diversas locais do Brasil, principalmente na região Nordeste, denunciando o órgão por dificultar o deslocamento dos eleitores, o que impediu a votação de algumas pessoas. Em resposta as diversas denúncias, o ministro e presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, fez uma coletiva de imprensa onde afirmou que determinou que o diretor da PRF (Polícia Rodoviária Federal), Silvinei Vasques, interrompesse imediatamente as operações da corporação sobre transporte público de eleitores sob pena de receber multa de R$ 100 mil e ainda sofrer imediato afastamento das funções, além de prisão em flagrante por desobediência e crime eleitoral.

As eleições acabaram às 17h, horário de Brasília, e a disputa começou com o atual presidente na frente, com poucos pontos de diferença. Quando o TSE chegou próxima a 50% das urnas apuradas, o ex-presidente assumiu a liderança e permaneceu dessa forma até a tolidade das urnas. Pouco minutos antes das 20h, Lula foi declarado vencedor da disputa política com 50,90% dos votos contra 49,10% de Bolsonaro. O total de abstenções ficou em 20,50%, os votos em brancos somaram 1,43% e os nulos 3,16%.

Em seu discurso de posse, Luiz Inácio Lula da Silva disse, entre outras palavras:

“Estou aqui para governar esse país numa situação muito difícil. Mas tenho fé que com a ajuda do povo, nós vamos encontrar uma saída para que esse país volte a viver democraticamente, harmonicamente. E a gente possa inclusive restabelecer a paz entre as famílias, os divergentes, para que a gente possa construir o mundo que nós precisamos, e o Brasil.”

Em São Paulo, a festa da vitória teve a presença do presidente eleito, que discursou para milhares de pessoas na Avenida Paulista em cima de um caminhão, juntamente a aliados do partido e alguns artistas. Em todo Brasil, eleitores de Lula se reuniram para comemorar a vitória do petista.

Digiqole Ad
+ posts

Jornalista com especialização em Políticas Públicas e Projetos Sociais. É editora do jornal Espaço do Povo, colaboradora da Agência Mural de Jornalismo das Periferias e host do podcast Manda Notícias.

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *