Eleições 2024: Jovens de 16 a 18 anos podem emitir título de eleitor até 8 de maio

 Eleições 2024: Jovens de 16 a 18 anos podem emitir título de eleitor até 8 de maio

 Site do Tribunal Superior Eleitoral oferece todas as informações sobre o processo eleitoral

Em outubro, as eleições serão realizadas para eleger os representantes que assumirão os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador dos municípios pelos próximos quatro anos. Jovens entre 16 e 18 anos que desejam se envolver nas eleições municipais deste ano têm até 8 de maio para obter o título de eleitor.

A Semana do Jovem Eleitor 2024, com o tema ‘Festival Primeiro Voto’, realizada entre 18 e 22 de março, concentrou esforços na conscientização e mobilização do público jovem para o exercício do voto consciente e responsável nas próximas eleições. Por meio de uma campanha abrangente e ações direcionadas, a Justiça Eleitoral buscou despertar o senso de protagonismo e engajamento político na juventude brasileira, reconhecendo seu papel fundamental na construção de um futuro mais justo e próspero para o país.

Ao se comunicar com esse público, a Justiça Eleitoral enfatiza que a participação dos cidadãos no processo eleitoral é fundamental para fortalecer a democracia. “Ao exercer o seu direito de voto, os cidadãos podem contribuir para alterar o rumo futuro de sua cidade e de seu estado. Por isso, a eleição é de extrema importância!”

Veja como fazer:

  1. Acesse o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE): https://www.tse.jus.br/
  2. Clique em “Título Net” e depois em “Não tenho título”.
  3. Preencha o formulário com seus dados pessoais.
  4. Anexe fotos do seu documento de identidade, comprovante de residência e, se for homem, do certificado de alistamento militar.
  5. Confirme seu e-mail e siga as instruções.

Em até 5 dias úteis, o jovem receberá um e-mail com a confirmação do seu alistamento. Depois de 30 dias, pode baixar o título de eleitor digital no aplicativo e-Título.

Todo cidadão brasileiro com 16 anos ou mais possui o direito de votar e participar do processo de seleção de seus representantes. Para aqueles com menos de 18 anos, o voto é opcional, assim como para os idosos com mais de 70 anos.

É importante ressaltar que os adolescentes de 15 anos que completam 16 até 6 de outubro, data do primeiro turno das eleições deste ano, já podem solicitar a primeira via do título eleitoral. Ao atingir a maioridade, o alistamento eleitoral torna-se obrigatório e, caso não possuam o título ou não compareçam às urnas, podem enfrentar dificuldades para obter outros documentos, como passaporte, CPF, e até mesmo para se inscrever em instituições de ensino.

A Justiça Eleitoral oferece ao jovem eleitor um site completo com informações sobre o processo eleitoral.

Digiqole Ad
+ posts

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Repórter do Espaço do Povo e Correspondente local do Grajaú (SP) na Agência Mural de Jornalismo das Periferias.

Relacionados