Receita especial de Natal: Filé Mignon Suíno

Já entraram no clima do Natal? Por aqui, alguns enfeites pela casa e muita pesquisa na cozinha para que tenhamos um Natal feliz, mesmo com a “grana curta”. E é com esse espírito que vamos para a cozinha.  


A carne de porco ou porcina é muito nutritiva e saborosa, e possui abundância em vitaminas e 

minerais. Ainda é a opção mais barata, saborosa e de fácil preparo. Que tal incrementarmos aquele lombo, bisteca, ou filé mignon suíno para a Ceia? 

 

Você vai precisar de:  

1 peça de filé mignon suíno (a minha tinha 800 grs) 

Azeite, óleo ou manteiga para untar  a panela 

Mostarda (quanto for necessário) 

2 colheres de sopa de geleia, mel ou molho barbecue 

Sal a gosto 

Água (quanto for necessário) 

 

Modo de Fazer:
Pincele o filé com a mostarda e reserve. Unte uma frigideira funda com pouca gordura e espere que esteja bem quente.  Coloque o filé para selar, virando de todos os lados até que mude de cor.  Junte a geleia, esfregue o filé nela no fundo da panela, até que derreta. Continue selando e virando sempre, até que estejam bem douradinhos (eu usei uma geléia de frutas vermelhas). 


Depois de selado, ele fica com uma cor maravilhosa. Coloque água até a metade da peça e deixe cozinhar até reduzir a água pela metade. Vire a carne e deixe cozinhar do outro lado até a água secar sem queimar (vai ficar com uma calda grossa). 

 

Apague o fogo e retire da panela envolvendo imediatamente em um filme plástico ou papel prateado e leve ao congelador ainda quente. Isso garantirá que ele fique macio e suculento por dentro. 

 

Depois de frio, retire do congelador e corte em fatias bem fininhas. O fundo que sobrou na panela, nós vamos deglacear,que é colocar um pinguinho de água, acender o fogo baixo para soltar todos os aromas e sabores do cozimento do fundo da panela, e regar por cima das fatias já cortadas. E Pronto! Você pode servir frio ou quente. 

 

Se quiser dicas de acompanhamento ou sobremesas, me chame no direct do @espaçodopovo ou no meu Instagram @monicarydlewski. Um Natal repleto de luz, amor e paz para todos! Mônica Rydlewski

Mônica Rydlewski
Bailarina, produtora de eventos, atua em Paraisópolis há 11 anos. Além de colunista do Jornal Espaço do Povo e criadora de conteúdo na Agência Cria Brasil Comunicação, a chefe de cozinha desenvolve diversas atividades voltadas à gastronomia dentro da comunidade.

LEIA TAMBÉM: