Uso de máscara deixa de ser obrigatório no transporte público em São Paulo

 Uso de máscara deixa de ser obrigatório no transporte público em São Paulo

Crédito: Vitor Sorano/ Portal G1

O uso de máscara passa ser opcional no transporte público, mas continua sendo recomendado para proteção pessoal.

A partir desta sexta-feira (9), deixa de ser obrigatório o uso de máscaras de proteção no Metrô, ônibus e trens na capital paulista. A decisão foi anunciada ontem (8), via comunicado oficial emitido pelo governo do estado e a Prefeitura de São Paulo.

“Segundo nova avaliação feita pelo Conselho Gestor, formado por especialistas em saúde pública, o atual cenário epidemiológico da COVID-19 permite flexibilizar a restrição. O órgão orienta que a população siga utilizando máscaras nos meios de transporte coletivo, como metrô, ônibus e trens. A recomendação vale especialmente aos grupos considerados vulneráveis, como idosos a partir dos 60 anos de idade e pessoas imunossuprimidas, por exemplo”, diz o comunicado.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, o número de internações e mortes por Covid-19 no estado de São Paulo caiu mais de 90% desde o início do ano. 

Desde maio de 2022, o uso de máscaras de proteção em transporte por aplicativos também deixou de ser obrigatório. 

A utilização de máscaras continua sendo obrigatória nos locais destinados à prestação de serviços de saúde, como postos de saúde e hospitais.

Digiqole Ad
+ posts

Jornalista com especialização em Políticas Públicas e Projetos Sociais. É editora do jornal Espaço do Povo, colaboradora da Agência Mural de Jornalismo das Periferias e host do podcast Manda Notícias.

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *