Meninas de 11 a 13 anos serão vacinadas contra o HPV

HPVAnunciada pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a campanha de vacinação contra o HPV (papilomavírus humano) – um dos principais causadores do câncer do colo do útero – teve início em todo o país, e deve vacinar meninas entre 11 e 13 anos a partir do dia 10 de março. A vacina será aplicada em três doses: a segunda, dois meses após a primeira, e a terceira, quatro meses depois da segunda.

Segundo o Ministro, a vacina estará disponível durante todo o ano em 36 mil postos de saúde da rede pública, e também em escolas públicas e privadas. “Com essa campanha o governo federal vai dar uma contribuição decisiva para a saúde da mulher brasileira que até então tinha poucos meios para prevenir já na infância o câncer do colo do útero”, afirmou Padilha.

Há duas vacinas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): a quadrivalente, que protege contra o HPV 6, 11, 16 e 18, e a bivalente, contra o 16 e o 18. Ambas previnem lesões genitais pré-cancerosas de colo do útero, região íntima e o próprio câncer do colo do útero, além de verrugas genitais em homens e mulheres.

Vale ressaltar que, nenhuma das vacinas é capaz de reverter a infecção já estabelecida, por isso, é importante imunizar as meninas ainda bem jovens e antes de terem a primeira relação sexual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.