Mais de 1 milhão de casos de dengue foram registrados em 2022

 Mais de 1 milhão de casos de dengue foram registrados em 2022

Número de óbitos já é o maior registrado nos últimos seis anos.


Em 2022, o Brasil teve mais de 1 milhão de casos e 978 mortes por dengue [dados preliminares registrados até o início do mês de dezembro], número que representa um aumento de 400% em mortes quando comparado com ano anterior.
De acordo com o Ministério da Saúde, o número de casos está bem acima dos registrados ao longo últimos seis anos, o que gera um alerta para uma nova epidemia do vírus da dengue, que está presente em todas as regiões do país e, se continuar assim, tende a permanecer alto no primeiro semestre do próximo ano.
Em 2015, o país fechou o ano com 986 mortes pela dengue, apenas oito casos a mais que os divulgados até agora. A tendência é que este ano o total de óbitos alcance 1 mil casos, batendo recorde da doença.
Para o infectologista Alexandre Naime Barbosa, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, é urgente a retomada de políticas efetivas para combater o vetor da dengue [Aedes aegypti], “a situação é crítica, por isso fazemos esse alerta nacional”.
Outro fator questionado é que o mosquito da dengue não é restrito apenas às regiões mais quentes do país, os estados do Sul, por exemplo, também apresentam índices considerados altos, tanto no interior quanto no litoral, agravando ainda mais a situação.
“A dengue teve aumento exponencial e no Brasil não tem mais fronteiras geográficas. Está
presente em todos os estados e é uma doença democrática”, diz Antônio Bandeira, coordenador do Comitê de Arboviroses da Sociedade Brasileira de Infectologia.

Já Barbosa conclui: ‘Todas as pessoas estão suscetíveis e a conscientização é indispensável, por isso nos comprometemos com esse alerta”

Credito: Reprodução da Internet
Digiqole Ad
+ posts

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Repórter do Espaço do Povo e Correspondente local do Grajaú (SP) na Agência Mural de Jornalismo das Periferias.

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *