Projeto da Prefeitura de São Paulo facilitará transporte de moradores do Grajaú

 Projeto da Prefeitura de São Paulo facilitará transporte de moradores do Grajaú

Crédito: Jorge Araujo/ Folha Press

O transporte público por barcos é uma iniciativa inédita na cidade, e promete ajudar a mobilidade de moradores no extremo sul. 


A Prefeitura de São Paulo anunciou que irá construir uma nova opção de mobilidade para a população do extremo sul de São Paulo. Trata-se do “Aquático SP”, o transporte por barcos que beneficiará 385 mil pessoas que moram nos distritos de Capela do Socorro e Cidade Ademar.

O projeto, que prevê transportar 200 mil pessoas por dia pela represa Billings, levará passageiros entre os bairros de Pedreira e Parque Residencial Cocaia. A promessa da Prefeitura é diminuir o tempo de viagem dos moradores da região que, atualmente, levam cerca de 1 hora do bairro do Cantinho do Céu até o Pedreira, percurso que de barco deve levar apenas 10 minutos. 

“Hoje demos mais um importante passo para a viabilização do Aquático SP, um dos projetos com maior potencial transformador, já pensando na mobilidade na cidade de São Paulo e que faz parte do nosso Programa de Metas. Este é mais um exemplo de que, quando há sintonia entre Prefeitura e Governo do Estado, e todos trabalham por um mesmo objetivo, sempre quem sai ganhando é a população”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes.

A construção do equipamento deve começar em 2024, a estrutura contará com dois terminais-atracadouros de barcos, ponto de ônibus e integração entre transporte terrestre e hidroviário. Além do alargamento das vias de acesso ao local.  A Prefeitura interligará os meios de transporte da região, assim os passageiros pagarão a passagem dos barcos com o Bilhete Único. 

O consórcio Projetista EAB, venceu a licitação do projeto, e foi contratado pela SPTrans sob o custo de R$4,9 milhões. A empresa terá 12 meses para apresentar projetos detalhados para construção do empreendimento, além de licenciamento ambiental. O terreno para realização do projeto, que foi cedido pelo Governo do Estado de São Paulo, possui 8,1 mil metros quadrados e fica às margens da represa Billings. 

Digiqole Ad
+ posts

Repórter do Espaço do Povo, é cria do Jardim Ângela, formado em jornalismo e tem vivência em redação e assessoria de imprensa.

Relacionados