Espaço do Povo completa 10 anos

Em 2007 surgia o jornal Espaço do Povo, um jornal independente criado por jovens lideranças de Paraisópolis como eu. O Espaço do Povo nasceu com  o intuito  de chamar a atenção do poder público para questões como  falta de saneamento básico, equipamentos públicos, moradia, saúde, entre outros. Muitas  das coisas que cobramos no jornal, mais tarde, a comunidade conquistou, como a ETEC, o CEU, vagas em creche, e outras reivindicações  importantes.

A diagramação ficava por minha conta. Os textos eram escritos por diversos colaboradores, mas principalmente por mim e pelo Gilson Rodrigues, liderança de nossa comunidade e atual presidente do Instituto Escola do Povo. Lembro que muitas vezes ficávamos até muito tarde editando, revisando e diagramando para dar conta de ter o jornal já no dia seguinte.

Como todo jornal de bairro, o veículo enfrentou dificuldades,  passou por transformações na diagramação, na equipe e na linha editorial. Mas não perdeu sua essência, que é a luta por questões ideológicas que favoreçam a comunidade. 

Nesse tempo todo,  o mais difícil tem sido sustentar financeiramente a produção e distribuição do jornal, missão que ainda não vencemos, mas tenho certeza que conseguiremos e continuamos nos dedicando para que todo mês tenha uma edição nas ruas mostrando as reivindicações feitas e seus resultados para a população. 

O Espaço do Povo é feito pra você por uma equipe pequena, incluindo repórter, fotógrafo, design, representante comercial, assistentes e um time de colunistas, todos  dedicados a empenhar um trabalho que resulte na melhor qualidade de informação.

Não sei até quando vamos continuar com o formato atual, pois hoje em dia tem aplicativos e as redes sociais tem ocupado um papel importante, que sabemos identificar e estamos nos adequando, disponibilizando conteúdo no veículo impresso, site e redes sociais. 

Nosso compromisso é entregar um jornal que fale a sua língua. Queremos ouvir você cada vez mais! A sua participação é muito importante para nós. Queremos que compartilhe seus problemas, investigue, proponha e cobre novas soluções. Estamos juntos nessa!

Por esses 10 anos, quero agradecer a você, caro leitor, e todos aqueles que fizeram e os que fazem parte da nossa equipe, aos colunistas e também as agências e os clientes pelo apoio. Sem a contribuição de cada um de vocês não teríamos chegado tão longe. 

Comemoramos 10 anos com a certeza de que ainda há muito a ser feito. Nossos próximos desafios são preservar a história de nossa comunidade, por meio do projeto Memórias de Paraisópolis,  expor o dia-a-dia daqui e suas inúmeras manifestações culturais por meio do projeto Olhares de Paraisópolis, e também formar uma nova geração de comunicadores, por meio da Escola de Comunicação que estará em funcionamento nos próximos meses. Podemos contar com seu apoio nessa empreitada? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.