Ano novo, velhos problemas? Isso só depende de você!

2022 será um ano de grandes  acontecimentos não só na cultura, que pouco a pouco retoma suas atividades, mas também no esporte e na política, eventos capazes de agitar não só o Brasil, mas o mundo. 

 

Neste mês de fevereiro, estamos acompanhando as olimpíadas de inverno, em Pequim; em Novembro, com a Copa do Mundo, os olhos estarão voltados para o Catar, mas não podemos deixar que tais acontecimentos tirem a nossa atenção para algo tão importante e que vai definir o futuro do nosso país: as eleições! 

 

O poder de transformar o Brasil está em nossas mãos por meio de algo que conquistamos há muitos anos: o voto! Como jornalista e líder comunitário na segunda maior comunidade de São Paulo, e expandindo o meu modelo de comunicação para outras favelas do país, busco sempre instigar o pensamento crítico para que as pessoas entendam o seu papel na sociedade e a responsabilidade que carregam. 

 

Deixo aqui uma reflexão: o que você está fazendo para transformar o local em que vive? Não precisa nem ir muito longe, parta da sua casa, do seu trabalho e da comunidade em que vive. O que você faz para transformar uma realidade que não gosta? Trago essa reflexão porque é muito cômodo sentarmos, apontarmos problemas, mas não fazermos nada para mudar.

Este ano, todos nós teremos essa oportunidade. Vivemos em um país democrático e temos o poder de transformação em nossas mãos. Para isso, a informação é o melhor caminho. Se nos educarmos, nos questionarmos e nos unirmos com o objetivo de viver em um país melhor, estaremos mais próximos de viver na comunidade e no país que tanto sonhamos.

 

O trabalho em conjunto pelo mesmo ideal é o que nos impulsiona em direção à transformação e ao crescimento. Não basta sentar e esperar que as coisas mudem. O esforço de todos é essencial para a construção dessa sociedade. Cada um de nós pode fazer a sua parte e colocar um tijolo na construção de um Brasil melhor. 

Joildo Santos

Diretor de Comunicação da Agência Cria Brasil