Grajaú, distrito periférico com a maior população de São Paulo, completa 62 anos

 Grajaú, distrito periférico com a maior população de São Paulo, completa 62 anos

Periferia do Grajaú Foto: Thiago Borges

Periferia do extremo sul da capital  festejou com atividades e várias atrações na última semana

O Grajaú, localizado no extremo sul da cidade de São Paulo, completou 62 anos no último domingo (27). De acordo com dados oficiais da Prefeitura de São Paulo, o distrito é o mais populoso da capital, com mais de 360 mil habitantes.

E para comemorar o aniversário desse território conhecido pela potência cultural, foi realizada uma festa organizada por artistas e lideranças comunitárias com uma série de atividades culturais, como apresentação de fanfarras e pintura de grafites em vários pontos da região. Também aconteceram shows com grupos da região como Pedindo Bis, Marquinhos Sensação e DJ Nabão. 

Mara Luiza Carvalho  Oliveira, moradora do Grajaú há 46 anos, diz que morar no distrito é algo à parte: “Mesmo sendo um local de muita gente, me sinto acolhida, é como se fosse uma grande família. Aqui chamamos os mais velhos de ‘vó’, ‘vô’, ‘mãe’, ‘tia’ e o que me impressiona é que os mais novos vêm com esse legado”, diz.

Já para  Cleide de Melo Pacheco, moradora do Grajaú há 48 anos, mesmo em meio às dificuldades que a região enfrenta, a festa  é um momento que as pessoas podem aliviar as tensões do dia a dia. “A comemoração é apenas uma maneira de tornar dias difíceis, em um dia pelo menos de alegria para uma comunidade que sofre muito, eu amo morar no Grajaú, Luto e sofro todos os dias com os moradores, sonho com o dia que todos tenham suas vidas e casas de volta”, conta. “Grajaú não é só um bairro, é uma nação e quem ama quer ver melhorar”, completa.

Na semana do aniversário, um grupo de 45 artistas deu início a um grafite em um dos muros da famosa Avenida Belmira Marin, no Conjunto Habitacional Brigadeiro Faria Lima, o BNH, único bairro planejado do Grajaú e mesmo local onde aconteceram os shows. 

Grajaú: território de resistência e arte

A região nasceu na década de 60, em um momento que a cidade de São Paulo estava em um grande processo de expansão urbana e era industrial. 

Mesmo com todos os obstáculos e a luta diária por melhorias em direitos essenciais como, por exemplo, transporte e habitação, ainda assim, o Grajaú passa por um processo de desenvolvimento com construções residenciais e comerciais. Entre tantos bairros, como Parque Residencial Cocaia, Jardim Novo Horizonte e Jardim Eliana que conta com grande aumento de comércios, e os bairros Jardim São Bernardo, Jardim Shangrila e Parque América apresentam muitas construções residenciais. 

“Hoje o jovem grajauense enxerga potências no território e quando celebramos estamos honrando nossos ancestrais”, celebra Mara Luiza. 

Mesmo diante dos desafios que a região enfrenta, os moradores se destacam ao mostrar sua força na cultura, lazer, arte e empreendedorismo. O cantor e rapper Criolo é um grande exemplo, além do grupo Facção Central referência no rap nacional; o Pagode da 27 considerado um dos melhores grupo de samba das periferias de São Paulo; e da Escola de Samba Estrela do Terceiro Milênio que em 2023 irá desfilar pela primeira vez no grupo especial, após tirar nota máxima em todos os quesitos do desfile desse ano em que homenagearam as mulheres do samba.

Digiqole Ad
+ posts

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Repórter do Espaço do Povo e Correspondente local do Grajaú (SP) na Agência Mural de Jornalismo das Periferias.

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *