CAT abre inscrições para novo projeto de desenvolvimento profissional

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet) está com inscrições abertas para o novo projeto Desenvolvendo Talentos, focado na preparação de candidatos para oportunidades de emprego. Organizado para ser desenvolvido em nove encontros, com duração de aproximadamente dois meses, as atividades proporcionam a descoberta de habilidades dos participantes e buscam direcionar o trabalhador para vagas que mais atendem a seu perfil.

De acordo com o secretário-adjunto da Semdet, o Desenvolvendo Talentos funciona como coaching (serviço de assessoria pessoal) para potencializar a performance do candidato. “O mercado utiliza muito esse recurso para aprimorar os pontos fortes do profissional. Muitos deles desconhecem as habilidades e nem sabem em que área deveriam atuar. É uma forma de ampliar as chances durante um processo seletivo”, explica.

Serviço diferenciado e gratuito, o Desenvolvendo Talentos é apresentado pelo secretário-adjunto como uma iniciativa que adiciona valor às ações do CAT. “Esse tipo de assessoria tem custo elevado, se feito por empresas especializadas, sendo difícil de ser contratado por pessoas desempregadas”.

Para o aposentado Álvaro Inglese Junior, a oportunidade de participar do projeto é uma forma de estar mais bem preparado para o mercado de trabalho. “Tenho 60 anos e muita disposição para o trabalho. Tenho mais de 20 anos de experiência em comércio exterior e ainda me acho útil para contribuir com as empresas. Fiquei impressionado com essa ação da Prefeitura, facilitando o acesso a profissionais experientes para nos preparar”, comenta.

A mesma expectativa tem a jovem Jéssica Karina Rodrigues, de 21 anos, ambulante da Feira da Madrugada, que tem como desejo a conquista de um trabalho fixo. “Não é fácil minha atividade. Por não oferecer a mesma segurança de um emprego com registro em carteira, fico preocupada. Com as dicas recebidas aqui, espero melhorar meu desempenho em entrevistas, pois sou muito ansiosa”.

O novo projeto substitui o Time do Emprego, atividade do governo estadual, que funcionava em parceria com a Prefeitura de São Paulo. Em dois anos de atuação, passaram pelo Time do Emprego mais de 600 pessoas. Dos participantes de cada grupo formado, com cerca de 20 a 25 pessoas, 70% voltaram ao mercado de trabalho.

As inscrições podem ser feitas em todos os CATs. Inicialmente, os encontros serão realizados nas unidades Santana, Itaim Paulista e Interlagos, uma vez por semana, das 13h30 às 16h30, e será ampliado, gradualmente. Para participar, é preciso ter acima de 16 anos e apresentar RG, Carteira de Trabalho e número do PIS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.