Gripe aviária: Governo decreta estado de emergência em todo o país por 180 dias

 Gripe aviária: Governo decreta estado de emergência em todo o país por 180 dias

Crédito: REUTERS/Mariana Nedelcu/File Photo

Medida tem como objetivo evitar a propagação da doença para preservar a fauna e a saúde humana.

Na segunda-feira (22), foi declarado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária estado de emergência zoossanitária em todo o país em função de casos de gripe aviária detectados em aves silvestres. O documento foi assinado pelo ministro Carlos Fávaro e publicado em edição e extra no Diário Oficial da União.

O Ato vale por 180 dias e busca evitar que a doença chegue à produção de aves de subsistência e comercial, bem como para preservar a fauna e a saúde humana.

“Todos esse processo é para assegurar a força de trabalho, logística, recursos financeiros e materiais tecnológicos necessários para executar as ações de emergência visando a não propagação da doença”, explica o ministro Fávaro.

Novos casos confirmados

Na tarde de segunda-feira (22), o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP), unidade de referência da Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA), confirmou três novos casos positivos para influenza aviária (H5N1) no estado do Espírito Santo, que estavam em investigações desde a semana passada.

O ministério segue alertando a população que não recolham as aves que encontrarem doentes ou mortas e acione o serviço veterinário mais próximo para evitar que a doença se espalhe.

Não há mudanças no status brasileiro de livre da IAAP (influenza aviária de alta patogenicidade) perante a Organização Mundial de Saúde Animal, por não haver registro na produção comercial.

Centro de Operações de Emergência

A Secretaria de Defesa Agropecuária se articulou para instalar o Centro de Operações de Emergência (COE) para coordenação, planejamento, avaliação e controle das ações nacionais referente a influenza aviária.

O grupo será responsável pela coordenação das ações de prevenção, vigilância e cuidado com saúde pública, bem como a articulação das informações entre outros ministérios, órgãos, agências estaduais e setor privado.

FONTE: Ministério da Agricultura e Pecuária  

Digiqole Ad
+ posts

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Repórter do Espaço do Povo e Correspondente local do Grajaú (SP) na Agência Mural de Jornalismo das Periferias.

Relacionados