Campanha da vacina contra gripe foi prorrogada até dia 9 de Junho

O Ministério da Saúde prorrogou a campanha nacional de vacinação contra a gripe, podendo tomar até o dia 9 de junho pelo Postos de Saúde, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

 

 A campanha, que iniciou dia 17 de abril, tem como meta alcançar 90% das 54,2 milhões de pessoas, do público-alvo, mas somente 63,6% haviam recebido a dose, até essa quinta-feira (25).

 

 A prioridade do Sistema Único de Saúde (SUS) para vacinar é para  crianças de 6 meses a menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde e professores da rede pública e privada, que foi a novidade da campanha, e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e com deficiências específicas, mas devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação.

 

Influenza

 Conhecida como gripe, a influenza é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza.

 

A infecção geralmente dura uma semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante. Existem três tipos de vírus influenza, A, B e C e entre os subtipos o mais conhecido é a H1N1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.