Atenção aos olhos na volta às aulas

Fim das férias e inicio das aulas, é hora de se preparar para o ano letivo.
Fazer um exame de vista no momento de preparação para a volta do período escolar é essencial.  A descoberta de algum problema na saúde ocular pode ajudar a criança a ter um melhor desempenho em sala de aula.
É muito importante que a criança esteja enxergando bem, para que ela possa atingir todo o potencial que tem de aprendizado na escola. Muitas crianças não sabem informar o que está incomodando, aí está à importância da avaliação de rotina.
Você sabia que 15% a 20% das crianças em idade escolar apresentam problemas oculares, entretanto 80% nunca fizeram exames de vista. Isso pode influenciar diretamente no comportamento e no desempenho escolar dos baixinhos.

Fique atento aos sintomas

Dores de cabeça
Geralmente, o primeiro sinal de que algo está errado é a dor de cabeça, aquela que, mesmo com analgésico, não vai embora. Ela ocorre quando se faz um esforço maior para enxergar e as dores costumam ser, na maioria dos casos, na testa.

Piscar com frequência e apertar os olhos
Quando se aperta os olhos para enxergar pode ser que inconscientemente esteja se querendo melhorar o foco da visão.

Trazer objetos para perto dos olhos
Aproximar os olhos de tudo o que precisa enxergar é um sintoma que precisa ser investigado. Esses podem ser sinais de miopia.

Coçar os olhos insistentemente
Essa é uma indicação clássica de fadiga ocular e deve ser monitorada. Nos dias em que a umidade do ar está baixa, essa condição se intensifica e pode a provocar lesões nas pálpebras.

Mostrar dificuldade com a leitura
Quando a criança, já alfabetizada, não consegue ler sem se perder nas palavras ou pular linhas, pode ser sintoma de astigmatismo. Acompanhar a leitura com um dedo também pode ser um caso a ser acompanhado por um especialista.

Sensibilidade à luz
Esse é outro sinal fácil de reconhecer. Quando se demonstra incômodo exagerado em ambiente muito iluminado ou ainda sob luz solar, pode ser que haja algum problema ocular.

Observados alguns desses sintomas é necessário fazer um exame de vista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.