Últimos dias para solicitar o voto em trânsito

 Últimos dias para solicitar o voto em trânsito

Crédito: Reprodução STE

Termina no próximo dia 18 de agosto o prazo para solicitar a transferência temporário do local de votação

As eleitoras e os eleitores que estiverem longe do seu domicílio eleitoral no dia da votação, deverão solicitar o voto em trânsito até a próxima quinta-feira, 18 de agosto, para garantir o seu voto em uma zona eleitoral disponível em das capitais do país ou em um município com mais de 100 mil eleitores. 

O voto em trânsito, que é a transferência temporária do domicílio eleitoral, funciona de duas maneiras:

– Para quem estiver fora da cidade, mas dentro do mesmo estado em que vota, poderá participar das eleições para os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital.

– Já aqueles que pretendem votar em outro estado poderão participar da escolha apenas para o cargo de presidente da República.

Não é possível votar em trânsito fora do Brasil. No entanto, quem tem o título de eleitor cadastrado no exterior e estiver no território brasileiro no dia das eleições poderá votar para o cargo de presidente da República, desde que habilite o voto em trânsito dentro do prazo.

Os pedidos para voto em trânsito devem ser feitos de forma presencial em qualquer cartório eleitoral do país ou no Poupatempo com apresentação de documento oficial com foto. 

Para consultar o endereço do cartório eleitoral mais próximo, acesse o site www.tre-sp.jus.br.

Digiqole Ad
+ posts

Jornalista com especialização em Políticas Públicas e Projetos Sociais. É editora do jornal Espaço do Povo, colaboradora da Agência Mural de Jornalismo das Periferias e host do podcast Manda Notícias.

Relacionados