Unidade Habitacional de Paraisópolis é destaque como exemplo de construção sustentável

dsc_0139
Gilson Rodrigues – Presidente da União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis e Lourdes Printes – engenheira chefe da LCP Engenharia

Na manhã desta sexta-feira, 16 de agosto, foi realizada a abertura do São Paulo Design Weekend, que exibiu o protótipo de uma unidade habitacional sustentável construída em Paraisópolis. O evento contou com apresentações do Ballet Paraisópolis, dirigido por Mônica Tarragó, e da Orquestra Filarmônica de Paraisópolis, regida pelo maestro Paulo Rydlewski.

Lourdes Printes, engenheira chefe da LCP Engenharia, empresa responsável pela construção do protótipo, elogiou o desenvolvimento de Paraisópolis, seus projetos sociais e os artistas Berbela e Estevão (o Gaudí de Paraisópolis), convidando todos à visitar a comunidade. Além disso, anunciou dar total apoio para a construção de uma nova sala para o Ballet Paraisópolis.

DSC_0442
Ballet Paraisópolis

“Paraisópolis se desenvolverá ainda mais, e será conhecida como Paraisópolis das artes”, comentou Gilson Rodrigues, Presidente da União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis ao falar sobre os projetos da comunidade.

O protótipo apresentado é a reprodução de uma moradia implementada em Paraisópolis pelo Programa de Urbanização de Favelas, e foi apresentado em escala real no jardim frontal de um casarão do Morumbi. “Esse projeto representa a transformação da favela em bairro. Hoje Paraisópolis tem o maior programa de urbanização do mundo, demonstrando que essas famílias podem ter moradia adequada e sustentável”, destacou Gilson Rodrigues.

DSC_0476
Orquestra Filarmônica de Paraisópolis

Criado pelo Escritório Elito Arquitetos e Associados, o projeto é exemplo de práticas eficientes e sustentáveis na habitação popular, e recebeu o Selo Casa Azul Ouro, principal instrumento do programa de construção socioambiental da Caixa Econômica Federal.

A abertura do evento contou com a participação de Gilson Rodrigues – Presidente da União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis; Edson Elito – do Escritório Elito Arquitetos Associados; representantes do Escritório de Análise do Ciclo de Vida dos materiais Quanta Stúdio Consultoria Ambiental; Green Design Consultoria Sustentável; Rejane dos Santos – Presidente da Associação das Mulheres de Paraisópolis, Mônica Tarragó – Professora e Diretora do Ballet Paraisópolis, e Paulo Rydlewski – Maestro da Orquestra Filarmônica de Paraisópolis, além de arquitetos, engenheiros e empresários.

O protótipo da Unidade Habitacional de Paraisópolis ficará aberto à visitação de 15 a 18 de agosto, das 11 às 19 horas, na Avenida dos Tajurás, 152, Morumbi.

[nggallery id=32 template=caption]
Digiqole Ad
+ posts

Comunicador social
Fundador @espacodopovo
CEO @criabrasilcomunicacao
Co-fundador @g10favelas

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *