MEC anuncia novo modelo do Enem a partir de 2024

Exame deve ter dois dias de avaliação: uma etapa baseada na grade curricular comum e outra personalizada a partir de blocos temáticos.

Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quinta-feira (17) quais serão as mudanças aplicadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2024.

O novo formato do Enem deverá suprir as necessidades criadas pelo novo Ensino Médio, que começou a ser aplicado neste ano e deverá estar completamente implementado até 2024.

Novo Enem

O Exame deve continuar ocorrendo em dois dias. No primeiro, os estudantes serão submetido a questões que tenham como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Para o segundo dia, os candidatos escolherão entre quatro opções de blocos curriculares – que combinam duas áreas acadêmicas – de acordo com o curso superior que desejam cursar.

Enem 2022

O Inep já definiu as datas de aplicação das provas do Enem 2022: 13 e 20 de novembro. O formato seguirá o mesmo das edições anteriores, com provas em dois domingos consecutivos e divididas entre as quatro áreas de conhecimento mais a redação.

O edital com as regras e as datas de inscrição do Enem 2022 será divulgado nas próximas semanas.