Maio Vermelho: Campanha de conscientização sobre o câncer de bexiga acontece durante todo o mês de maio

A campanha “Maio Vermelho” de conscientização sobre o câncer de bexiga, acontece durante todo este mês para alertar toda a população sobre os sintomas da doença e orientar para que, caso os sintomas apareçam, a pessoa busque atendimento médico o quanto antes. A ação é realizada anualmente pela Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo e reforça também o alerta à população masculina, por se tratar de um câncer mais agressivo nos homens.

O mês de maio foi escolhido exatamente por já existir a campanha de mobilização contra o tabagismo, que é a principal causa do câncer de bexiga. Segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA, a doença é mais propensa ao gênero masculino, afetando 100 mil homens, na região do Sudeste.

Os sintomas geralmente são um sangramento que não dói, mas é visível por meio da urina com sangue, sendo um sangue mais vivo, essas características podem não ser um câncer, mas a prevenção sempre será a melhor forma de minimizar os impactos dos tratamentos contra câncer, segundo informações da SBU.

Os exames, de forma geral, são feitos via diagnósticos por imagens na região do abdômen, especificamente usando a tomografia computadorizada com contrastes, por meio do qual é possível ter uma melhor visualização da existência de algum tumor. Para algumas situações, é possível fazer exame diagnóstico via cistoscopia , procedimento de inserir uma câmera no canal da uretra e identificar possível lesão na área.

Digiqole Ad
+ posts

Relacionados