Espaço do Povo 22: 2º Congresso da AMP acontece nos dias 24 e 25 de agosto

480443_510558718980007_525332415_nSerá realizado, nos dias 24 e 25 de agosto, o 2º Congresso da Associação das Mulheres de Paraisópolis (AMP). O evento acontecerá no CEU Paraisópolis, localizado à Rua Doutor José Augusto de Souza e Silva, s/n. Serão dois dias com inúmeras atrações, que poderão ser conferidas a partir das 9h.

Segundo Rejane dos Santos, presidente da Associação, a AMP tem a missão de intensificar a luta pelos direitos básicos da mulher como: Saúde, Educação, Cultura, Esporte, Lazer, Moradia, Emprego e renda.  “O congresso é um evento que une mulheres da comunidade para fortalecer estas questões por meio de debates e palestras”

No decorrer do dia serão oferecidos serviços às mulheres como a impressão de documentos, carteira de trabalho, RG e CPF, oferecido pelo Centro de Integração a Cidadania (CIC) e serviços de beleza, manicure e cabeleireiro.

“Há anos o governo esqueceu a comunidade de Paraisópolis. Apesar do investimento que está sendo realizado com o projeto de urbanização de favelas, há ainda muita coisa a ser feita, pois não supri a necessidade de nossas mulheres e, infelizmente, a luta continua por seus direitos básicos”, afirma Rejane.

Rejane aponta como foco principal da gestão atual a busca por politicas públicas que deem apoio às mulheres para ocuparem espaços como creches de qualidade, e mais vagas para cerca de 5 mil crianças que atualmente estão excluídas destes espaços, além de escolas de educação infantil de tempo integral, para que elas possam deixar seus filhos. “É preciso dar condições para que as mães possam voltar a estudar ou fazer faculdade noturna, com a construção de mais creches noturnas e bolsas auxílio, para que elas possam ao menos pagar alguém para ficar com seus filhos no horário de aula” conclui.

A criação do Centro de qualificação profissional e da cooperativa de doces e salgados para capacitar mulheres da comunidade também são causas abraçadas pela AMP, assim como a valorização dos artesãos da comunidade por meio de cursos de aprimoramento para melhorar a qualidade dos produtos confeccionados para a realização da feira de artesanato. “Também queremos fortalecer as ações de práticas esportivas para jovens e idosos”, afirma.

Outro fator importante que sempre está em pauta nas reuniões da AMP é a construção do Hospital Geral de Paraisópolis. “Nossas mulheres e crianças são as principais vitimas da superlotação no sistema de saúde que utilizamos recentemente.”, afirma Rejane, que também explica que há necessidade de atendimento especializado às mulheres. “Também é importante lutar pela licença maternidade para todas as trabalhadoras durante seis meses, de modo a garantir também os direitos básicos de seus filhos como amamentação” explica.

“Em virtude das necessidades das mulheres da comunidade, devemos unir as forças e energias na luta incansável para construir uma realidade da mulher de Paraisópolis. Lutar por justiça e igualdade entre homens e mulheres” finaliza Rejane.

5 thoughts on “Espaço do Povo 22: 2º Congresso da AMP acontece nos dias 24 e 25 de agosto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.