STF condena primeiro réu dos protestos anti-democráticos de 8 de janeiro

 STF condena primeiro réu dos protestos anti-democráticos de 8 de janeiro

Foto: Fabio Rossi

A maioria dos ministros condenou o acusado por cinco crimes

Nesta quinta-feira (15), o STF (Supremo Tribunal Federal) votou pela condenação do réu Aécio Lúcio Costa Pereira, por crimes cometidos durante os atos anti-democráticos do dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília. O acusado foi condenado por cinco crimes diferentes e deverá cumprir 17 anos de prisão em regime fechado. 

Os ministros do STF formaram maioria pela condenação dos seguintes crimes: associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

O réu Aécio Pereira, que mora em Diadema, São Paulo, foi preso pela Polícia Legislativa no Plenário do Senado em Brasília, durante os atos anti-democráticos do dia 8 de janeiro. Neste dia, um grupo de vândalos acessaram a Praça dos Três Poderes, formada pelo Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planto. O grupo invadiu os prédios das instituições e vandalizou toda estrutura, quebrou vidros, móveis e obras de arte.

A condenação foi definida pelos ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Edson Fachin, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e a presidente da corte Rosa Weber. As únicas divergências foram André Mendonça e Nunes Marques que não reconheceram que o acusado cometeu o crime de golpe de Estado.

Digiqole Ad
+ posts

Repórter do Espaço do Povo, é cria do Jardim Ângela, formado em jornalismo e tem vivência em redação e assessoria de imprensa.

Relacionados