Leitura da “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado democrático de Direito” é acompanhada por milhares de pessoas

 Leitura da “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado democrático de Direito” é acompanhada por milhares de pessoas

Crédito: Reprodução

Com mais de 944 mil assinaturas, o manifesto reforça, entre outras coisas, a importância do respeito aos resultados das eleições.

Na manhã desta quinta-feira (11), um ato em defesa da democracia e do sistema eleitoral brasileiro reuniu juristas, artistas, empresários e representantes de movimentos sociais no salão nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, localizado na capital paulista.

Por volta das 11h, o ex-ministro da Justiça José Carlos Dias, presidente da Comissão Arns, deu início a leitura da primeira carta, intitulada “Em Defesa da Democracia e da Justiça”, documento assinado por 107 entidades, entre associações empresariais, universidades, ONGs e centrais sindicais.

Na sequência, representantes da sociedade civil leram a “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado democrático de Direito!”, manifesto organizado por ex-alunos da faculdade e disponibilizado à toda sociedade via mídias digitais. 

De acordo com os responsáveis pela iniciativa, a carta já reúne mais de 944 mil assinaturas e entre os signatários estão 727 porteiros, 8.973 desempregados, 5.045 enfermeiros, 4.217 motoristas, 6.619 policiais, 519 delegados de polícia, 28.868 engenheiros, 15 mil médicos e 4231 magistrados, entre outros.

Os candidatos à presidência Lula (PT), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Felipe D’Ávila (Novo), Soraya Thronicke (União Brasil), Sofia Manzano (PCB), Léo Péricles (Unidade Popular) e José Maria Eymael (Democracia Cristã) também a assinaram o manifesto, assim como os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Dilma Rousseff (PT).

O ato foi marcado na data de aniversário da criação dos cursos de direito no país e coincide com a leitura de um manifesto realizado no mesmo local, em 1977, para denunciar a ditadura militar, que retirou inúmeros direitos da sociedade e matou opositores ao regime.

Clique aqui para ler e assinar a “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado democrático de Direito!”

Digiqole Ad
+ posts

Jornalista com especialização em Políticas Públicas e Projetos Sociais. É editora do jornal Espaço do Povo, colaboradora da Agência Mural de Jornalismo das Periferias e host do podcast Manda Notícias.

Relacionados