Israel anuncia cessar-fogo de quatro dias contra palestinos

 Israel anuncia cessar-fogo de quatro dias contra palestinos

Foto: Mohammed Salem – Reuters

Segundo o governo israelense, os ataques serão retomados após o término do prazo

Nesta terça-feira (21), o governo de Israel anunciou o cessar-fogo de quatro dias contra a Faixa de Gaza, neste período o grupo Hamas deverá libertar 50 reféns israelenses e Israel irá permitir a entrada de agentes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha. Como parte do acordo, a negociação também prevê que Israel liberte 150 presos palestinos que estão em Israel, a libertação de ambos os lados deverá ser feita em etapas.

Apesar do cessar-fogo, os ataques de Israel à Faixa de Gaza continuarão após o prazo acordado. “Gostaria de deixar claro que estamos em guerra e continuaremos a guerra até alcançarmos todos os nossos objetivos – eliminar o Hamas, recuperar todos os reféns e desaparecidos e garantir que não haverá ameaça a Israel em Gaza”, disse o primeiro-ministro israelense ao jornal Haaretz.

A expectativa é que sejam libertados cerca de  10 a 12 reféns por dias de trégua. São trinta crianças, oito mães, além de outras doze mulheres, a expectativa é que estas pessoas sejam libertadas a partir de quinta-feira (23), segundo o Exército israelense. Atualmente existem 240 cidadãos israelenses sequestrados pelo grupo Hamas, conforme o governo de Israel.

Israel deverá libertar cerca de 150 prisioneiros palestinos, em sua maioria mulheres e crianças. Durante o cessar-fogo, será liberada a entrada de 300 caminhões de ajuda humanitária e de combustível por dia na Faixa de Gaza, o acesso será feito pela fronteira com Egito, em Rafah. 

Digiqole Ad
+ posts

Repórter do Espaço do Povo, é cria do Jardim Ângela, formado em jornalismo e tem vivência em redação e assessoria de imprensa.

Relacionados