Cria Brasil promove encontro de comunicadores em Paraisópolis (SP)

 Cria Brasil promove encontro de comunicadores em Paraisópolis (SP)

O evento realizado pelo grupo abordará temas sobre a importância da publicidade e do jornalismo na periferia.

Nos dias 17, 18 e 19 de agosto, o Grupo Cria Brasil Comunicação, negócio de impacto social do G10 Favelas, realizará o “Favela Cria”, um encontro para discutir a comunicação das favelas e periferias e que irá reunir comunicadores de todas as áreas e regiões do Brasil. O objetivo do encontro é compartilhar experiências e conhecimentos sobre como fazer uma comunicação assertiva dentro e fora das favelas brasileiras, explorando suas distinções e potencialidades. O evento acontecerá no Pavilhão Social do G10 Favelas, localizado na segunda maior favela de São Paulo, a comunidade de Paraisópolis. 

O Grupo Cria Brasil nasceu em 2012 como Agência Paraisópolis com a missão de transformar a narrativa midiática sobre as favelas. Na época, já existia o jornal local, Espaço do Povo, fundado em 2007 pelo o atual CEO e fundador do Grupo, Joildo Santos, a fim de desconstruir estereótipos de violência e marginalização associados às favelas, buscando mostrar seu imenso potencial econômico, cultural e criativo, mostrando que coisas boas acontecem nesses territórios constantemente.

Para Joildo Santos, CEO do Grupo Cria Brasil e morador de Paraisópolis há mais de 30 anos, construir narrativas positivas sobre a favela sempre foi o seu principal objetivo como comunicador. “Como uma comunidade, era necessário fazer com que a favela saísse desse quadro, de sempre ser retratada na mídia, como marginal e violenta, e mostrar o seu grande potencial, por ter uma população economicamente ativa, mas que é esquecida pela publicidade por não ser representada nos comerciais”, afirma Joildo Santos.

O encontro de comunicadores ‘Favela Cria 23’, em Paraisópolis, é uma iniciativa fundamental para ampliar as vozes e perspectivas das comunidades periféricas e uma oportunidade de discutir a importância da publicidade e do jornalismo nesses territórios, que muitas vezes são estigmatizados pela mídia convencional. Para falar sobre esses temas, o evento trará comunicadores com uma ampla visão sobre o jornalismo periférico e o jornalismo popular, como os jornalistas Gisele Alexandre, editora-chefe do jornal Espaço do Povo e fundadora do EduCapão, Aline Rodrigues, da Periferia em Movimento, Eliane Trindade, da Folha de São Paulo, Fábio Turci, ex-repórter e apresentador da TV Globo e atual criador do podcast Existo, o repórter fotográfico, Léo Britto, do Espaço do Povo e da Agência Mural, o ativista e diretor da ONG Journalists for Human Rights, Siyabulela Mandela, bisneto do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, Thiago Simpatia da TV Globo e Cria de Favela, os publicitários, Hugo Rodrigues, da WMcCann, Rafael Coca, da Spark, e Joca Guanaes, da  DM9DDB, Alexandre de Maio, sócio do Catraca Livre e do Studio Salve, Cris Konebo, Outlawns produtora, entre outros. 

De acordo com a diretora executiva do Grupo Cria Brasil, a jornalista Fran Rodrigues, a ideia do encontro é fortalecer a narrativa midiática sobre as favelas, destacar o potencial econômico, cultural, criativo e quebrar as barreiras e estereótipos que ao longo dos anos têm prejudicado as comunidades. “É um momento de compartilhar experiências e conhecimentos de quem vê de dentro para fora da favela. Para que as marcas e empresas possam alcançar o público das classes C, D e E, de forma efetiva, é crucial que considerem a importância da representatividade em suas campanhas”, destaca Fran.

O relacionamento com as favelas permite que as empresas aumentem o ecossistema de comunicação e atinja a todos os públicos. Segundo o presidente do G10 Favelas, Gilson Rodrigues, é fundamental mostrar que as comunidades são consumidoras de produtos e serviços e que ajudam com o impulsionamento da economia, representando uma parcela significativa do Brasil. “Juntas, as favelas movimentam R$202 bilhões de reais anuais, além disso, as favelas são ricas em cultura, arte, conhecimento, talento e são economicamente ativas, contribuindo com ações positivas para soluções do país. As marcas têm percebido esse potencial consumidor e precisam falar com esse público, quem não está se comunicando e investindo na favela está perdendo dinheiro”.

O “Favela Cria” terá uma programação ampla, focada inteiramente na comunicação segmentada com temas como jornalismo periférico, marketing de influência e publicidade nas favelas, além de um desfile da Cria de Periferia, marca de moda que faz parte do grupo, trazendo uma coleção completa de roupas e acessórios que evidenciam o orgulho e pertencimento da favela, da diversidade e da valorização da cultura periférica. A agência Cria Brasil já promoveu dois encontros de comunicadores e, neste ano, será a primeira edição promovida por todo o grupo. Para participar do evento, basta apenas se cadastrar gratuitamente pelo link e doar um quilo (1 kg) de alimento não perecível para a campanha de combate à fome do G10 Favelas.  Confira aqui a programação. 

Serviço:
Encontro de Comunicadores: “Favela Cria”

Data: 17, 18, e 19 de agosto de 2023.
Horário: a partir das 9h.
Local: Pavilhão Social do G10 Favelas.
Endereço: Rua Itamotinga, 100 – Paraisópolis – São Paulo-SP

Entrada: 1 kg de alimento não perecível

Cadastro: https://www.sympla.com.br/evento/favela-cria-2023-comunicacao-de-impacto/2063387

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