Conheça dez direitos da criança com deficiência na escola

 Conheça dez direitos da criança com deficiência na escola

foto: canva

É crime negar matrícula em escolas públicas ou particulares para crianças com deficiência

Crianças com deficiências, como crianças com Trissomia 21 (T21), conhecidas popularmente como síndrome de down, precisam ser incluídas no ambiente escolar. Apesar de muitos pais ainda temerem este momento, é de extrema importância a inclusão desde cedo, seja em uma escola regular ou em uma especializada. 

As atividades com outras crianças, o desenvolvimento pessoal e social de cada criança será feito nesta faixa etária, ainda na primeira infância. 

As crianças com deficiência possuem direitos que devem ser garantidos pelas instituições de ensino. Abaixo separamos alguns tópicos importantes.


Confira dez pontos importantes relacionados aos direitos das crianças com deficiência na escola:

  1. É crime negar matrícula em escolas públicas ou particulares, assim como cobrar taxas extras dos pais por conta da falta de estrutura ou profissional de apoio pedagógico.
  2. A matrícula em classes de ensino regular deve ter todo apoio necessário.
  3. Deve haver professores preparados para receber as crianças e incluí-las.
  4. Os materiais didáticos devem ser acessíveis.
  5. O transporte deve ser acessível.
  6. Deve haver Atendimento Educacional Especializado (AEE) para complementar o ensino regular no turno contrário ao que a criança está matriculada.
  7. A criança deve ter acesso aos mesmos materiais que as outras crianças usam.
  8. Deve haver vários instrumentos de avaliação, já que a avaliação escrita tradicional não é suficiente para medir o desenvolvimento de todos os alunos.
  9. As crianças podem e devem participar das atividades na escola.
  10. É obrigatória a formação e a disponibilização dos professores para o AEE, assim como para os profissionais de apoio.
Digiqole Ad
+ posts

Jornalista, criadora de conteúdo e escritora. Natural de São João da Boa Vista - SP, atua há mais de cinco anos com comunicação e jornalismo. Já atuou em veículos como Estadao e Diário de SP, onde cobriu entretenimento e cultura.

Relacionados