Confraternizações de fim de ano: Confira dicas para se divertir sem cometer gafes

Comportamentos inadequados podem prejudicar a imagem do funcionário e até resultar em demissão

Tradição dos festejos de fim de ano, as confraternizações das empresas são realizadas para comemorar os resultados alcançados e promover a integração entre os seus colaboradores. Propício para descontrair e quebrar o clima informal do dia a dia organizacional, o momento, muitas vezes, leva as pessoas a se comportarem de maneira mais extravagante que o usual.

O momento é de descontração e festa, então a dica é ‘curta muito’! Aproveite para conversar com pessoas diferentes e fazer novos amigos, pois o bom relacionamento e network são importantes para qualquer profissional que deseja ser bem sucedido em sua carreira. Mas, a festa de confraternização da empresa também pode oferecer algum risco aos mais descuidados, pois ali continua em jogo a imagem que o profissional cultivou durante o ano dentro da organização, afirma a coordenadora de Recursos Humanos da Mega Sistemas Corporativos, Beatriz Bernardi.

Ainda de acordo com Beatriz, alguns descuidos, sejam eles em maior ou menor grau, podem impactar diretamente na imagem construída pelo profissional dentro da organização. E para que isso não aconteça, abaixo, ela dá algumas dicas para quem não deseja se tornar o assunto principal no dia seguinte à confraternização.

1 – Não exagere na bebida alcoólica. “Se você não é acostumado a beber, não se deixe levar pela empolgação dos colegas. Como todos sabem, além de fazer mal à saúde, a bebida em excesso transforma o comportamento até dos mais tímidos, podendo ocasionar arrependimentos depois”, alerta Beatriz.

2 – Escolha bem o traje para a ocasião. Embora seja uma festa mais despojada do que a maioria dos eventos corporativos, lembre-se: é importante estar atento à política de vestimenta que a empresa adota no seu dia a dia além do cuidado com os exageros. Evite modelos curtos, decotados ou transparentes.

3 – Converse sobre assuntos gerais e descontraídos. Em uma roda de conversa, evite falar dos colegas de trabalho que não estão na conversa, pois isso soa como fofoca. Não critique a organização da festa. Evite usar palavras de baixo calão e não fale mal do chefe. Além disso, aproveite o momento para melhorar o seu network na empresa.

4 – Se o convite não for extensivo a acompanhantes, vá sozinho. “Neste caso, não insista. Evite uma saia justa”, afirma.

5 – Seja discreto. Paqueras sempre acontecem em qualquer tipo de reunião social, mas evite demonstrações exageradas de afeto, que podem gerar comentários e comprometer o clima organizacional após o evento. Invista sempre na discrição e no bom senso.

6 – Se a festa tiver um horário marcado, evite chegar atrasado. “Além disso, também esteja atento ao horário de se despedir. É deselegante precisar ser convidado a se retirar, principalmente se houver expediente de trabalho no dia seguinte”, afirma.

7 – Seja sensato ao escolher o presente do amigo secreto. “Procure respeitar os valores pré-definidos e evite presentes muito pessoais como perfumes ou lingeries, por exemplo. Se precisar fazer alguma apresentação, seja breve e apenas elogie. Não faça comentários que possam ofender ou colocar o colega numa situação de constrangimento”, recomenda.

8 – Peça desculpas pelos excessos. Se, por acaso, cometer gafes que tenham incomodado alguém, ao voltar para a empresa, peça desculpas. Caso alguma situação indesejada tenha sido criada, mostrar-se humilde pode reverter eventuais problemas.

9 – Cuidado com fotos e vídeos Também é importante o cuidado com as fotos e vídeos gravados para não expor os colegas e criar constrangimentos para o outro e para si. Afinal, não fazemos ao outro o que não gostaríamos que fizessem conosco, não é mesmo?

 

 

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Jornalista, produtora cultural, diretora de comunicação da Cria Brasil, agência de comunicação de território de favela que surgiu com o compromisso de gerar impacto social positivo nas comunidades do país.

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