Cinco dicas para controlar os seus gastos

 Cinco dicas para controlar os seus gastos

Crédito: Freepik

Quantas vezes você comprou algo no calor da emoção e depois se arrependeu pensando: “Não tem problema gastar mais um pouco mais agora, eu recupero depois”? São nesses momentos que o consumo, muitas vezes por impulso, se torna mais evidente.

Veja abaixo 5 dicas fáceis e práticas para você controlar compras e gastos impulsivos:

1. Organize a sua vida financeira 

Tenha clareza sobre o dinheiro que está entrando e saindo da sua conta. Categorize os seus gastos em alimentação, alimentação fora de casa, serviços de streamings, transporte, educação e etc. Organização é essencial! Quando não sabemos quanto ganhamos e gastamos, consequentemente, deixamos a razão de lado na hora das decisões financeiras.   

2. Crie limites para cada uma das categorias das suas despesas

Essa dica certamente lhe ajudará a controlar os seus gastos. Assim, você poderá se planejar para gastar e investir o seu dinheiro sem comprometer o seu orçamento.

3. Faça um mapeamento de dívidas 

Se você tem empréstimos, financiamentos, parcelas de faturas ou de compras, anote o valor da mensalidade, assim como o prazo para terminar de pagar. Leve em consideração essas parcelas na hora de criar limites para as suas despesas.

4. Crie objetivos claros 

Quando você cria objetivos, você se torna capaz de direcionar o seu dinheiro para conquistá-los. Mas seja claro: coloque o nome do objetivo, quanto você precisa para realizá-lo, quanto você irá poupar por mês e em quanto tempo você irá realizá-lo. Seja honesto e comprometido consigo mesmo!

5. Aumente a sua renda

Algumas vezes, nós já aplicamos todos os passos anteriores e temos o controle do que estamos gastando, porém, ainda não é o suficiente para comprar o básico. A partir disso, é hora de 

Além dessas dicas, se comprometer consigo mesmo em controlar o seu dinheiro, é fundamental para que qualquer passo que você dê, seja capaz de ser realizado.

Digiqole Ad
Nayara Mota
+ posts

Nayara Mota é economista Comportamental, Especialista em Planejamento Financeiro Pessoal e Sócia Conselheira do Instituto Êxito de Empreendedorismo.

Relacionados