5 dicas para fazer a sua gestão financeira

 5 dicas para fazer a sua gestão financeira

Crédito: Getty Images

Segundo um levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Lojistas (CNDL), hoje em dia, 66 milhões de brasileiros têm dívidas em atraso, sendo, em média, R$ 4.030,25 na soma de todas as dívidas. Os maiores vilões da vida financeira dos consumidores citados pelo relatório do CNDL são: cartão de crédito, diminuição de renda, imprevistos com problemas de saúde, a alta dos preços e o descontrole financeiro.

As causas do aumento do endividamento e inadimplência da população brasileira ainda são advindas de um cenário econômico pós-pandemia, que enfrenta desafios para controlar o aumento dos preços de produtos e serviços, principalmente relacionados à alimentação e transporte, aumentando a taxa de juros que encarece o acesso a crédito.

Em vista desse cenário econômico de muitas incertezas, preços altos e aumento do desemprego, o brasileiro se viu diante da necessidade de buscar outras formas de aumentar a sua renda para comprar o básico.

Segundo a média anual de trabalhadores autônomos divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atingiu 25,2 milhões no primeiro semestre de 2023. O número é recorde para o indicador desde o início da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad), em 2012. 

Por conta desse contexto desafiador, adotar estratégias para controlar os seus gastos e fazer a gestão do seu dinheiro pode contribuir para o seu dia-dia. E aqui estão 5 dicas para começar:

1– Tenha clareza das suas entradas e saídas: anote no papel o quanto você está recebendo no mês, seja o seu salário ou as suas vendas – caso seja empreendedor. Também anote as suas despesas e, caso tenha o seu próprio negócio, os custos de produção. Depois, Subtraia as receitas das despesas. Se o resultado for negativo, você já sabe que a sua vida financeira não está saudável e precisa de ajuda.

2 – Categorize as despesas: mesmo que o resultado da subtração tenha dado positivo, é importante você entender para onde está indo o seu dinheiro. Por isso, colocar em categorias os seus gastos ajudará a entender melhor a sua vida financeira, principalmente se você precisar reduzir ou cortar despesas, você já saberá exatamente onde “atacar”.

3 – Separe a conta PJ da PF: muitos empreendedores utilizam as suas contas pessoais para movimentar o orçamento da empresa. Isso é um grande erro, pois se não houver um controle muito rígido sobre o que é da pessoa física e da pessoa jurídica, o dinheiro da empresa será utilizado para consumo pessoal, e isso pode levar a sua empresa à falência. Portanto, separe a sua conta PJ da PF. Caso você ainda não tenha CNPJ, abre mais uma conta como pessoa física para utilizar como pessoa jurídica. O importante é separar.

4 – Construa a sua reserva de emergência: no início, pode ser muito difícil poupar qualquer valor, mas tente se comprometer a poupar o que puder e aumente aos poucos. A sua reserva de emergência será a sua segurança financeira nos momentos de crise e deve ter 12 meses do seu custo de vida. Ou seja, no item 1, quando separar as suas despesas, você saberá quanto é o seu custo de vida, então, basta multiplicar por 12 e terá o valor para a sua reserva.

5 – Priorize a sua dívida mais cara: separe todas as suas dívidas e entenda quanto cada uma delas custa para você. Entenda também, quanto custaria todos os meses pagá-las. Caso não seja possível pagar as parcelas de todas as dívidas no mês, escolha a dívida que possua a taxa de juros mais alta (você poderá encontrar no contrato), e coloque-a como prioridade. Lembre-se que todos os anos o Serasa disponibiliza o Feirão Limpa Nome, que dá a oportunidade de quitar as suas dívidas com desconto.

Fazer a gestão do seu dinheiro é uma forma de ter liberdade sobre as suas escolhas e é o melhor caminho para não depender dos juros dos grandes bancos também

Digiqole Ad
Nayara Mota
+ posts

Nayara Mota é economista Comportamental, Especialista em Planejamento Financeiro Pessoal e Sócia Conselheira do Instituto Êxito de Empreendedorismo.

Relacionados