Primeira feira de agroecologia periférica em São Paulo

 Primeira feira de agroecologia periférica em São Paulo

Crédito: Léu Britto

O evento também contará com a Feira do Livro Periférico, que pretende promover a circulação de publicações de diferentes autores e visões de mundo.

Acontece entre os dias 5 a 7 de maio, a primeira feira de agroecologia periférica em São Paulo, que tem o objetivo apresentar ações desenvolvidas pelos coletivos da periferia e criar arranjos para a produção e circulação dos produtos agrícolas no entorno dos locais de plantio.

Junto ao evento também acontecerá a Feira do Livro Periférico, formando a programação do Periferia Produz. O evento será no Galpão do Armazém do Campo, na capital.

A Feira da Agroecologia é uma iniciativa do Projeto AgriCULTURA Urbana, da Ação Educativa, com o financiamento da Brazil Foundation. O evento reúne mais de 10 coletivos voltados à prática da agroecologia nas periferias, para o fortalecimento das ações e de uma atuação em rede.

Na feira, diversas experiências serão compartilhadas, como a prática de hortas sustentáveis e o reuso de matéria orgânica. 

“A ideia é fortalecer e articular em rede essas diversas iniciativas de agricultura agroecológica, sejam hortas nas áreas urbanas ou pequenos sítios nos arrabaldes da cidade”, aponta Eleilson Leite, coordenador da área de Cultura da Ação Educativa. 

Feira do Livro Periférico

A Feira do Livro Periférico chega a sua segunda edição com o envolvimento de 32 editoras. Durante a programação será possível conferir oficinas, saraus, slams, sessão de autógrafo, bate-papo com autores.

A ideia é apresentar a produção editorial das periferias, fortalecendo as editoras, assim como promover a bibliodiversidade – ampliação da circulação de publicações de diferentes autores e visões de mundo – estabelecida no Plano Nacional do Livro, Leitura e Bibliotecas (PNLLB).

“A Feira do Livro pretende se firmar como a grande iniciativa da Câmara Periférica do Livro, que também apoia outras ações com o objetivo de ampliar o alcance da produção literária oriunda das periferias”, explica Eleilson.

A realização da segunda edição do evento reflete o fortalecimento do trabalho que iniciou com a formação de leitores e escritores. “Podemos considerar a feira como a terceira onda do movimento literário periférico”, observa o coordenador.

Desta vez, o evento tem parceria com a Sociologia e Política – Escola de Humanidades, a LIBRE – Liga Brasileira de Editoras Independentes e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

SERVIÇO

Periferia Produz: I Feira da Agroecologia Periférica e II Feira do Livro Periférico

Data: 5, 6 e 7 de maio

Horário: 10h às 21h

Local: Galpão do Armazém do Campo

Endereço: Alameda Eduardo Prado, 460, Campos Elíseos

Acesse a programação completa no link: Ação Educativa 

FONTE: Ação Educativa  

Digiqole Ad
+ posts

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Repórter do Espaço do Povo e Correspondente local do Grajaú (SP) na Agência Mural de Jornalismo das Periferias.

Relacionados