Favela Music celebra dia da Consciência Negra A live acontece no dia 20 de novembro, às 19h, no Pavilhão Social do G10

Favelas e conta com apresentações de artistas de várias comunidades de São Paulo.

Por Gabriela Marinho 

No dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, o Favela Music promoverá uma live para lembrar a importância da data. Por meio de iniciativas culturais, a edição especial ‘Consciência Negra’ tem como objetivo conscientizar e reforçar a resistência da luta do movimento negro e contará com parcerias como a União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis e G10 Favelas. 

O Dia da Consciência Negra marca a importância das discussões e ações em combate ao racismo e a desigualdade social no país, além de falar sobre avanços na luta do povo negro e sobre a celebração da cultura afro-brasileira. O racismo é um grande problema da nossa sociedade, e práticas como ações afirmativas, educação e até mesmo meios legais são formas de lutar contra o racismo.

O objetivo da live, com o tema sobre a Consciência Negra, é reforçar a importância da luta do movimento negro, que de acordo com dados do IBGE, 54% da população brasileira é negra, e enaltecer a cultura afro-brasileira dentro da comunidade de Paraisópolis.

O fundador do Favela Music, Daniel Cristóvão, fala sobre a importância e o quanto esse trabalho social representata para a cultura e para a luta do movimento negro. “O Favela Music valoriza a produção cultural e musical. O projeto nasceu na Favela de Paraisópolis, em São Paulo, com a ideia de fortalecer a arte e a cultura de artistas das favelas de todo Brasil. E no dia da Consciência Negra, queremos homenagear e reforçar a luta do povo negro que representa a potência da favela”, afirma ele. 

Desde setembro de 2019, o Favela Music tem realizado iniciativas para a valorização de artistas de favelas do Brasil. Idealizada pelo rapper Daniel Cristóvão, artista atuante na cena cultural da comunidade de Paraisópolis há 15 anos, a iniciativa tem como propósito promover encontro de talentos, intercâmbio de ideias e diferentes estilos musicais.

O Favela Music conta com a presença de lideranças parceiras no âmbito da associação de comunidades. O projeto tem o apoio não só da Secretaria Municipal de Cultura, mas ainda de negócios de impacto social parceiros no Pavilhão G10 Favelas, em Paraisópolis, como a Agência Cria Brasil, o Bistrô Mãos de Maria, a Costurando Sonhos Brasil, o Emprega Comunidades e a Favela Brasil Xpress. 

O evento será transmitido ao vivo, diretamente do Pavilhão Social do G10 Favelas, em Paraisópolis, a partir das 19h, pelos canais do Youtube e pelas redes sociais do Favela Music e da Cria Brasil, e terá a participação de artistas afrodescendentes convidados de comunidades da grande São Paulo.