2. Pré-Encontro da Mostra Cultural de Paraisópolis reuniu educadores e articuladores da comunidade

O evento foi realizado no CEU Paraisópolis e teve a participação dos professores da rede pública da comunidade

Por Flaviane Fernandes

O que é cultura? O que é arte? Qual é o papel das manifestações culturais no cotidiano das pessoas? Quais são os caminhos? O simples ato de brincar é uma arte?

O pré–encontro que aconteceu no auditório do CEU Paraisópolis na última sexta-feira , organizado pelas associações, escolas, ongs e agentes que trabalham na organização da VII Amostra Cultural de Paraisópolis que acontecerá no dia 15 de setembro; teve como propósito levantar e responder questões como essas.

A mesa formada pelos convidados Tião Soares Rede Nossa São Paulo, Ute Craemer Associação Monte Azul e Cristina Peres Instituto EntreAtos como mediadora Entre Atos) fez as pontuações necessárias e explicou para a plateia, formada por educadores da rede pública de ensino da comunidade, a importância da cultura no desenvolvimento humano.

Arte é cultura, mas cultura não é só arte, a arte transforma, em contrapartida, a cultura conserva. Será? Questionamentos como esses permearam uma parte do discurso de Ute.

“Queremos sensibilizar as pessoas para a importância da cultura”, disse Vanda Falcone, integrante da comissão cultural do Programa Einstein na Comunidade. Se essa era a proposta, a fala de Tião trouxe algumas inquietações para professores que talvez já estejam acostumados com a matemática do ensino.

A cultura entrelaça vários segmentos e nos lembra da nossa matriz como ser humano. Ela deve fazer parte da política pública. A grande metrópole está esmagando a cultura do ser humano. Essas foram pontuações feitas por ele, e por fim abordou a mercantilização da alma, do distanciamento entre os indivíduos, da coisificação da vida. “ Quer tanto ter sem ser”, completou.

As perguntas que foram feitas pela plateia após o evento deixou um ar de que o evento não foi apenas vento passageiro, mas que algumas raízes ficaram, e os frutos poderão ser colhidos na Mostra Cultural.

[nggallery id=12]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.