Você conhece o Fórum Multientidades? ele completa 20 anos de articulação na comunidade

Criado em 1994, o Fórum Multientidades de Paraisópolis deu os primeiros passos em função da mobilização das entidades e da própria comunidade para a reabertura do único posto de saúde da comunidade (na época UBS I).

Publicado no Jornal Espaço do Povo 31

multi-abril-espaco-do-povo

Com a missão de articular e integrar ações em rede que proporcionassem melhoria da qualidade de vida na comunidade, nasceu o “Multientidades”. Formada por pessoas, empresas, ONGs e entidades, a organização tem o objetivo de fazer a diferença em Paraisópolis e proporcionar acesso à saúde, educação, esporte e lazer a todos os moradores.

Criado em 1994, o Fórum Multientidades de Paraisópolis deu os primeiros passos em função da mobilização das entidades e da própria comunidade para a reabertura do único posto de saúde da comunidade (na época UBS I).

Em duas décadas de trabalho, o maior objetivo do grupo sempre foi manter a integridade da rede e garantir conquistas importantes relacionadas à saúde e à educação. Além disso, o grupo destaca a possibilidade de conhecer as diferentes visões e práticas das outras instituições que atuam em Paraisópolis, que segundo o grupo, torna-se uma experiência enriquecedora.

Em um ano especial, em que o grupo completa duas décadas de trabalho na comunidade, as principais metas são priorizar a cultura, a comunicação, o meio ambiente, a participação da comunidade, o direito dos idosos, acesso à tecnologia, educação, urbanização, mobilidade urbana, saúde, empreendedorismo, esporte e lazer. Temas que serão trabalhados ao longo do ano em busca de resultados que proporcionem melhorias à toda a comunidade.

“O esforço constante do Multientidades para operar em rede apoia-se em sinergia similar à do voo dos gansos (Gansos voam em formação “V” e assim o grupo consegue voar com mais aproveitamento do que se cada ave voasse isoladamente). O maior desafio é concretizar um encaminhamento e monitoramento das recomendações aos órgãos competentes”, destacou Monica Mation, diretora da Casa da Amizade e uma das participantes do grupo.

Como funciona o Fórum Multientidades

Na 1ª reunião de cada ano se faz uma retrospectiva do ano anterior e os temas de maior relevância no ano são eleitos para análise no ano em curso, estabelecendo-se uma distribuição de pauta principal e respectivos responsáveis para as demais dez reuniões do ano.

Estes responsáveis formam um Grupo de Trabalho temático que deve preparar e liderar a reunião, coletando previamente material pertinente para construir um retrato do tema na comunidade (estatísticas, fatos, etc) ou convidando uma ou mais pessoas externas que possam trazer aos participantes um maior entendimento sobre o assunto.

Participe

As reuniões da Multientidades são realizadas todas as últimas quintas-feiras de cada mês, às 8h30 em uma das instituições que compõem o grupo, Neste mês, será realizada no CEU Paraisópolis.

No site paraisopolis.org você encontra a calendário com as datas das próximas reuniões.