Aniversário de Paraisópolis (SP) é celebrado com semana de programação

 Aniversário de Paraisópolis (SP) é celebrado com semana de programação

Fotos: Weslley Tadeu

O primeiro dia teve música, palestras sobre saúde mental e mutirão de emprego.

Nesta segunda-feira (11), teve início a 15º Semana de Paraisópolis, em comemoração ao aniversário de 102 da segunda maior comunidade de São Paulo. O primeiro dia do evento, que acontece Pavilhão Social do G10 Favelas, contou com show, palestras e mutirão de emprego para toda a moradores e visitantes.  

No período da manhã, o evento teve um pocket show, com as apresentações de Mc Lianna, Suuh Collyns e Crioleza, da gravadora Boonde Brasil. Além de atendimento feito pelo CATE (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo) que divulgou vagas de emprego aos participantes durante o mutirão, este atendimento será realizado durante toda a semana mediante a retirada de senha.

A primeira palestra do dia foi ministrada por Fefa Moreira, a diretora artística contou sobre sua experiência profissional e falou da importância de ser uma pessoa atuante nas redes sociais atualmente. Fefa abordou a necessidade de ter uma postura confiante nas relações profissionais, além da sua atuação no mercado de empreendedorismo cultural, em que torna pessoas consideradas comuns, como empresários, em verdadeiras personalidades das redes sociais.  

“Estávamos conversando mais cedo sobre o quanto é importante a aproximação do entretenimento com os negócios, como hoje o mercado do empreendedorismo artístico colabora com os grandes negócios e grandes empresa, as redes sociais também são um grande entretenimento.”, Fefa Moreira completa, “Eu amo esse pavilhão, vejo que aqui vocês estão construindo uma nova geração de empreendedores esse pais cada vez melhor”.

A segunda palestra foi de Anderson Mendes, autor do livro “Depressão não é frescura”. O comunicador e escritor falou sobre sua vivência com questões ligadas a doenças mentais como ansiedade, depressão e síndrome do pânico. Durante a palestra, destacou a importância de acolher as pessoas que possuem estas doenças, e necessidade de nos comunicar de forma aberta e oferecer ajuda para pessoas que estão passando por momentos difíceis ao enfrentar a depressão, por exemplo.

“A comunicação é fundamental para lidar com a depressão, por exemplo, os homens tem uma dificuldade imensa em colocar para fora suas emoções, as mulheres do outro lado desta jornada, tem muito mais facilidade. Mas independente do homem ou da mulher, falar sobre algo tão complexo [depressão], que traz tanta tristeza e tantas coisas complexas internamente, que vai aniquilando nossa força mental, é muito importante porque somente assim nós podemos buscar ajuda, ou eventualmente as pessoas possam fazer parte desta ajuda, a partir do momento que a gente pode se abrir e essa abertura se da na fase da comunicação”. Revela Anderson Mendes.

Após as palestras, a equipe do Espaço do Povo contou detalhes sobre como é criado uma videorreportagem, e os desafios que os repórteres enfrentam para conseguir boas entrevistas e entregar um conteúdo relevante para o público. Durante   roda de conversa, a editora-chefe Gisele Alexandre, e os repórteres Aline Almeida e Leonardo Almeida apresentaram ao público a reportagem “Da favela para favela: negócio social leva comprar on-line para moradores de becos e vielas”, videorreportagem que rendeu o prêmio de melhor conteúdo na categoria vídeo, pela 10º edição do Prêmio Sebrae de jornalismo, em agosto de 2023.

O encerramento do primeiro dia aconteceu com o show do rapper Big Z e convidados e happy hour com o bistrô Mãos de Maria.

Digiqole Ad
+ posts

Repórter do Espaço do Povo, é cria do Jardim Ângela, formado em jornalismo e tem vivência em redação e assessoria de imprensa.

Relacionados