AMP realiza 1ª Semana do Outubro Rosa em Paraisópolis

IMG_0883
Evento dedicado à prevenção do câncer de mama de colo de útero vai orientar mulheres da comunidade (Fotos: Keli Gois)

Teve início na manhã desta segunda-feira, 27, a 1ª Semana do Outubro Rosa em Paraisópolis, evento dedicado ao combate e à prevenção do câncer de mama e colo de útero, responsáveis por milhares de mortes em todo o país.

A presidente da Associação das Mulheres de Paraisópolis (AMP), Rejane Santos, responsável pelo evento, explica que a semana do Outubro Rosa é a realização de um sonho, uma oportunidade de levar informação e qualidade de vida às mulheres da comunidade. “O nosso objetivo é fortalecer ações que ajudem as  mulheres a viver de maneira saudável. Elas precisam saber quais são as reais causas e como prevenir e tratar o câncer de mama”.

Ela explica que, além de realizar campanhas de prevenção e orientação durante esta semana, o objetivo é continuar com as palestras ao longo do ano em parceria com as Unidades Básicas de Saúde de Paraisópolis (UBS I, II e III). “Quanto mais você desenvolve trabalhos de prevenção, menos mulheres teremos com problemas de saúde, especialmente com câncer de mama. Então, manter a comunidade informada é fundamental”.

As mulheres participaram de um bate-papo com a Presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz, que falou sobre o exame de mamografia e a importância de descobrir a doença em estágio inicial. “É importante que as mulheres não tenham medo do câncer de mama. Apesar de assustar muito, é possível ficar curada se descobrir pequenininho. O único jeito de descobrir em fase inicial é fazer a mamografia, ir ao médico, se cuidar e colocar realmente a saúde em primeiro lugar”, destacou Luciana.

O evento contou também com a participação da Secretária Municipal Adjunta de Políticas para as Mulheres, Dulce Xavier, que destacou a realização da Semana do Outubro Rosa como uma excelente ferramenta para alertar o público feminino sobre a prevenção do câncer de mama. “A informação muitas vezes salva vidas, mais do que o tratamento, o comportamento preventivo salva muitas vidas. É muito importante realizar esta semana, estamos aqui para apoiar e somar esforços para que a gente tenha uma semana bem bacana”, afirmou.

Iniciada nesta segunda-feira, a semana do Outubro Rosa vai até a sexta-feira, 31, e vai proporcionar diversas atividades para as mulheres da comunidade, como palestras de orientação, oficinas, dia de beleza e shows com artistas da comunidade e também a convidada especial, Vanessa Jackson. “A mulher tem que estar bem psicologicamente, por isso trazemos o dia da beleza, para que ela possa aprender a se prevenir, mas que ela possa estar de bem com a vida”, destacou Rejane.

Confira a programação completa:

28/10 – Terça-feira
10h – Oficina de pulseira em tear artesanal
14h – Planejamento familiar
14h – Qualidade de Vida

29/10 – Quarta-feira
10h – Palestra: Gênero e saúde
10h – Caminhada
14h – Saúde do meio ambiente

30/10 – Quinta-feira
10h – Saúde bucal
13h30 –  Palestra sobre Alcoolismo
17h –  Palestra sobre a Lei Maria da Penha

31/10 – Sexta-feira
17h – Programa Voz da Mulher – Rádio 87,5 Nova Paraisópolis FM
20h – Show de encerramento com artistas da comunidade e a convidada Vanessa Jackson

Associação das Mulheres de Paraisópolis (AMP)
Endereço: Rua Silveira Sampaio, 309 – Paraisópolis

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.