O que é a Previdência Social e quais benefícios ela oferece?

Por Antonio Ananias 

 

A previdência social integra o sistema nacional da seguridade social, juntamente com o SUS (Sistema Único de Saúde) e a rede de atendimento da assistência social. Assim, essas três estruturas públicas têm por objetivo proteger as pessoas de situações relativas a doenças, à pobreza e a incapacidade para o trabalho. 

 

Enquanto o SUS se destina a atender qualquer problema de saúde e a Antonio Ananias Advogado e sócio-fundador do escritório ananias.adv.br, exerce trabalhos voluntários em Paraisópolis assistência social à redução da pobreza, a previdência foi instituída para apoiar os trabalhadores e qualquer pessoa que esteja filiada a ela. Para melhor ilustrar, a previdência se assemelha a um clube e a um consórcio, pois somente os “associados/ consorciados contribuintes” podem usufruir de seus serviços e benefícios exclusivos. 

 

Caso você opte em se filiar à previdência, o valor mínimo de contribuição é de 5% do salário mínimo (exclusivo para famílias de baixa renda e trabalhadores informais), você poderá solicitar os seguintes benefícios: aposentadoria, auxílio doença, auxílio acidente, salário maternidade, salário família, pensão por morte e auxílio reclusão. 

 

Assim, é evidente que associar-se à previdência é de suma importância, pois ela vai te ajudar financeiramente nos momentos em que você estiver impossibilitado de auferir renda, seja porque está idoso, doente ou acidentado. Para tornar-se contribuinte, você deverá procurar uma agência da Caixa Econômica ou acessar o “site” www.meu. inss.gov.br e gerar o boleto de pagamento. 

 

Caso a sua situação financeira não permita pagar a contribuição previdenciária, possivelmente, você terá direito a ser atendido pela rede da assistência social, que além de outras coisas, poderá apoiá-lo com o BPC (benefício de prestação continuada) no valor de um salário mínimo, se você for maior 65 anos ou for portador de alguma deficiência. Neste caso, se você mora em Paraisópolis, procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou o Serviço de Assistência Social à Família (SASF), na Rua Gen. João Pereira de Oliveira, 26, na Fazenda Morumbi

Antonio Ananias 

Advogado e sócio-fundador do escritório ananias.adv.br, exerce trabalhos voluntários em Paraisópolis