Narguilé é mais prejudicial à saúde do que cigarros?

Usado inicialmente no Oriente Médio e no Norte da África, o narguilé tem se tornado popular em todo o mundo. Os aromatizantes adicionados ao tabaco são ainda um apelo maior para jovens fumantes, porém jovens entre 18 e 24 anos estão progressivamente aderindo à prática.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma única tragada no narguilé é praticamente igual (450 ml) ao volume de fumaça inalada de um cigarro inteiro (500 ml). E que uma sessão inteira com o utensílio pode ser o mesmo que fumar de 20 a 30 cigarros.

Já o INCA (Instituto Nacional do Câncer) afirma que, após 45 minutos de sessão, o narguilé aumenta os batimentos cardíacos e a concentração de monóxido de carbono expirado. Ocorre também maior exposição a metais pesados, altamente tóxicos e de difícil eliminação, como o cádmio. Em longo prazo, seu consumo pode causar câncer de pulmão, boca e bexiga, aterosclerose e doença coronariana. O Instituto também alerta que os riscos do uso do narguilé não estão somente relacionados ao tabaco, mas também a doenças infectocontagiosas: compartilhar o bocal entre os usuários pode resultar na transmissão de doenças como herpes, hepatite C e tuberculose.

Digiqole Ad
+ posts

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *