Você sabe o que é gengivite?

0
A gengivite é uma reação inflamatória do tecido gengival decorrente da má higienização.
Quando a higienização bucal não é eficiente, ocorre um acúmulo de placa bacteriana, que consiste em uma película viscosa formada por bactérias específicas, que se aderem a superfícies dos dentes, principalmente próximo a margem da gengiva.
Quando não removida corretamente, a placa bacteriana pode desenvolver a formação do cálculo dental que é a calcificação dessa placa, formando sobre os dentes uma crosta dura de difícil remoção.
É importante se atentar aos sintomas da gengivite que são: vermelhidão, sangramento durante a escovação ou sangramento espontâneo e inchaço da gengiva.
Se a gengivite não for tratada corretamente e se não houver uma mudança nos hábitos de higiene, ela pode evoluir para periodontite, uma condição inflamatória mais grave que ocasiona perda de tecido ósseo e demais tecidos que viabilizam e sustentam os dentes. Resultando em sangramento, retração gengival, hipersensibilidade a estímulos frios, perda óssea, mobilidade dos dentes e consequente perda dentária.
Assim como toda doença inflamatória, a gengivite possui um tempo para evoluir, e pode se manifestar na infância, adolescência ou fase adulta, portanto fique atento aos sintomas e se perceber algum deles procure seu dentista.
Gengiva saudável não sangra! O sangramento gengival é um grande indicador de que provavelmente há algo de errado acontecendo.
 A melhor forma de evitar a manifestação da gengivite e periodontite é efetuar uma higienização bucal eficiente, utilizando sempre escovas de cerdas macias.
 Cada pessoa é diferente, portanto cada boca, cada dente e cada espaço entre eles são diferentes. Isso significa que a escovação ideal deve respeitar as habilidades e necessidades de cada indivíduo, peça orientação ao seu dentista sobre qual  é a melhor técnica de escovação para você.
Lembrando que o fio dental é sempre indispensável em cada escovação!
Compartilhar.

Autor

Cirurgiã Dentista - Faculdades Metropolitanas Unidas Pós Graduando em Periodontia - São Leopoldo Mandic

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: