Uso do tabaco é o que mais mata no Brasil

0

O Ministério da Saúde estima que 130 mil pessoas morrem no Brasil por ano em decorrência de doenças relacionadas ao tabaco, já que 25 milhões de brasileiros são fumantes. Considerando tais dados, a médica pneumologista Patrícia Pereira Lopes Nogueira, da Santa Casa de Mauá, explica que apesar dos brasileiros fumarem cada vez menos nos últimos anos, o tabagismo ainda é um assunto que causa muita preocupação na Saúde Pública Global.

De acordo com a pneumologista, o cigarro possui cerca de 4.720 substâncias tóxicas, e dessas pelo menos 70 são cancerígenas. O fumo é responsável pelo desenvolvimento de mais de 50 doenças, pois provoca infarto do miocárdio, derrame cerebral, doenças respiratórias – enfisema e bronquite crônica,osteoporose, vários tipos de câncer como o de pulmão, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, bexiga, boca e colo de útero, além de impotência, menopausa precoce, aborto espontâneo, prematuridade e morte perinatal.

O hábito de fumar pode encurtar a expectativa de vida em até 15 anos. “O consumo do fumo é a maior causa evitável de morte no mundo e o tabagismo é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como doença epidêmica, que causa dependência física, psicológica e comportamental. Ao parar de fumar ocorrerá melhora no condicionamento físico, redução do risco de doenças cardíacas, respiratórias, câncer e o melhor de tudo, a melhora da qualidade de vida e economia de dinheiro”, comenta Patrícia Nogueira.

Share.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: