Urubus: Cenas do longa-metragem de Cláudio Borelli são gravadas em Paraisópolis

0

Paraisópolis  mais uma vez vira cenário para obras de ficção. A segunda maior  comunidade de São Paulo, que  já foi cenário para novela I Love Paraisópolis, em 2015 (TV Globo), recebe as produtoras Paranoid e Killers com a produção de Urubus, primeiro longa-metragem do diretor Claudio Borrelli.  Com roteiro de Vera Egito, Mercedes Gameiro e do pichador Cripta Djan, em parceria com o próprio Borrelli, o filme faz um retrato da história do ‘pixo’ em São Paulo, inspirado no movimento único e autêntico da capital.

Ao todo serão 4 dias de filmagens na comunidade. Cerca de 60  moradores, entre figuração e produção,  participam das gravações.

Filme traz um retrato da história do ‘pixo’ em São Paulo (Foto: Francisca Rodrigues)

A obra de ficção conta a história do jovem Marcelo Trincheiras, conhecido como Trinchas. Aos 20 anos de idade e morador de Paraisópolis, o protagonista encontrará na pichação uma forma de se expressar. A partir daí, o personagem inicia uma jornada violenta, repleta de ação e romance, na qual descobre o significado de sua arte. Por meio dela e do movimento que toma as paredes da cidade, ele encontra seu lugar no mundo.

Urubus passará também por momentos importantes do movimento, como a invasão que marcou a 28º Bienal Internacional de São Paulo. Em 2008, na abertura da mostra, cerca de 40 pichadores tomaram sem autorização as paredes de um espaço vazio que, segundo a curadoria do evento, propunha questionar uma crise no mundo das artes.

Urubus é o primeiro longa-metragem do diretor Cláudio Borelli, que é conhecido por importantes campanhas publicitárias brasileiras e considerado um dos mais talentosos profissionais do país. Ele já dirigiu artistas como Samuel L. Jackson, Bruce Willis e Owen Wilson. Borelli também assina a produção de sua primeira obra para o cinema, ao lado de Egisto Betti e Heitor Dhalia. Já a produção executiva é de Ducha Lopes, Fernanda Geraldini e Julia Tavares.

Compartilhar.

Autor

Francisca Rodrigues é jornalista, repórter do jornal Espaço do Povo, apresentadora do programa Meia Prosa (Rádio Nova Paraisópolis, 87.5FM) e assessora de comunicação do Luau Paraisópolis.

Deixe uma resposta