Uma recompensa chamada Pretzel

0
Olá!
Meu nome é Monica Faria, sou produtora de eventos, culinarista, curiosa e colaboradora da União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis. Aqui neste espaço tenho uma missão: fazer o dia a dia da sua cozinha mais fácil e divertido.
Então vamos lá!

Sabe aquela massinha, cheirosa, que vende em quiosques nos shoppings, que se chama Pretzel? Ela será nossa primeira dica. Sim, no shopping, você paga por uma rosca de mais ou menos 100 gramas, nove reais. Com esse valor, você faz para a família toda e para as suas visitas. Essa massinha foi inventada há muitos anos  por monges de um mosteiro no sul da França. Nada mais era que sobras da massa de pão que eles deram o nome de “Pretiola”, que em latim significava uma pequena recompensa, e os distribuíam dias antes da páscoa, como uma benção de Jesus. Depois disso, passou pela Alemanha, com o nome Bretzel, e virou febre na Octoberfest, de lá, para os Estados Unidos, quando ganhou o nome atual, Pretzel.

receita-pretzel

Foto: Reprodução

Vamos a receita:
Ingredientes:
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo(quase três)
1 xícara de água morna
1 envelope de fermento biológico seco
2 colheres de sopa de margarina(em temperatura ambiente)
1 colher de sopa de açúcar
1/2 colher de chá de sal
Margarina derretida para pincelar ou banhar
Açúcar e canela para polvilhar
Modo de fazer
Coloque em uma tigela a farinha, o açúcar e o sal, misture bem. Faça um buraco no meio como um vulcão. Misture o fermento na água morna até dissolver e junte a massa sovando bem, até que desprenda da mão. Caso seja necessário, acrescente um pouco mais de farinha. Cubra com um plástico e deixe crescer por 15 minutos. Separe em porções iguais e faça dobrinhas finas e longas, enrolando conforme o desenho, quase como um número 8. Unte e enfarinhe uma assadeira e  deixe crescer por mais trinta minutos. Asse em forno forte por cerca de 8 minutos (até que esteja douradinho). Retire do forno e pincele com a margarina derretida. Polvilhe com açúcar e canela, e bom apetite!
Dica: caso queira fazer salgado, substitua a canela e o açúcar por sal grosso e alecrim, queijo parmesão, alho torradinho e orégano, ou invente o seu!
Até a próxima!
Se tiver dúvida, envie uma mensagem para: monica.faria@paraisopolis.org

 

Compartilhar.

Autor

Mônica Faria Produtora de eventos, culinarista, curiosa e colaboradora da União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis (UMCP) monica.faria@paraisopolis.org

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: