UBS Paraisópolis II realiza atividade em alusão ao Novembro Azul

0

O evento teve como foco ações de promoção à saúde do homem

 Por Patricia Torres

A médica Ana Lúcia fala sobre o câncer de próstata (Foto: Patrícia Torres)

A médica Ana Lúcia fala sobre o câncer de próstata (Foto: Patrícia Torres)

Este mês é conhecido como Novembro Azul – campanha realizada para conscientizar os homens a respeito dos cuidados com a saúde, enfatizando a prevenção do câncer de próstata. Como parte da iniciativa, no dia 22 (terça-feira), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Paraisópolis II, pertencente à Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul), promoveu uma palestra educativa para fomentar a prevenção do câncer de próstata, através de rastreamento de outras doenças.

Ao todo, 118 pessoas participaram do evento – 70 homens e 48 mulheres. Estavam presentes as equipes branca, azul, prata e laranja da Estratégia Saúde da Família, profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), dentista e Agente de Promoção Ambiental do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS).

A médica da equipe branca, Ana Lúcia Panki Santos, abriu a roda de conversa falando sobre o câncer de próstata, seus sintomas e como é realizado o diagnóstico. “Em homens negros e maiores de 50 anos é mais comum o câncer. Ter casos da doença na família também pode ser fator relevante. Ainda não se sabe porquê, mas carne vermelha e gorduras de origem animal podem influenciar negativamente o surgimento do câncer de próstata”, explicou.

Já o enfermeiro Francisco Nilson Paiva dos Santos falou sobre os medos e preconceitos sofridos pelo homem quando se trata do câncer de próstata.

José Ferreira da Silva, aposentado, reservou um tempo para assistir a palestra de todos os profissionais e aprovou o evento. “Foi muito bom para o nosso aprendizado. Falaram sobre assuntos que eu não sabia e vou me cuidar mais a partir de agora”, contou Silva.

Encenar para prevenir

Os agentes comunitários de saúde (ACS) ficaram responsáveis pelo teatro “Homens que se cuidam com humor”, que contou a história de Jacinto, um homem que não tinha cuidados com a saúde e teve a doença, herdada de seus pais. Com a ajuda dos profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS), que prestaram os primeiros cuidados, Jacinto se curou. A atividade teve como objetivo enfatizar a importância dos cuidados de prevenção à saúde.

Saúde Bucal

A dentista Aline Moreno Ferreira falou sobre as doenças bucais, os alimentos que causam mau hálito e prejudicam os dentes. Maria Claudiana de Araújo Santos, auxiliar de saúde bucal, explicou a forma ideal de escovar os dentes, independente do sexo e da idade.

Compartilhar.

Autor

Francisca Rodrigues é jornalista, repórter do jornal Espaço do Povo, apresentadora do programa Meia Prosa (Rádio Nova Paraisópolis, 87.5FM) e assessora de comunicação do Luau Paraisópolis.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: