Solange Luz | Como será o fim de ano no futuro

0

Dezembro chegou, mas o que queremos mesmo são as festas de fim de ano. O Natal e o Réveillon são momentos oportunos para reunir a família, rever amigos e registrar momentos que serão lembrados por muito tempo. O Facebook tem uma ótima notícia para tornar esse período ainda mais especial.

Calma, sei que você deve estar pensando, mas justo o Facebook, que apesar de ser a rede social com maior número de usuários, anda perdendo a popularidade. Pois é, mas quero dizer uma coisa, o Facebook como conhecemos até hoje não tem nada de muito tecnológico, como diz a futurista Ligia Zotini, “eles só migraram modelos antigos de revista e jornal para o digital”. A verdadeira revolução de Mark Zuckerberg começou em 2014 com a aquisição da Oculus Rift, e agora está tomando forma com os últimos três projetos anunciados: O Facebook Space, o Facebook Memories e o Metaverse.

Com o avanço das tecnologias imersivas, realidade virtual, mista e aumentada, o Facebook anunciou dois grandes projetos que trarão inovação para as chamadas redes sociais. O primeiro é o Facebook Space, utilizando a realidade imersiva nossa timeline se tornará um espaço na qual poderemos literalmente imergir em um post, seja em formato de foto ou vídeo. Imagine ao invés ver a queima dos fogos de outros países pela TV, você poderá entrar no vídeo ou foto daquele momento e observar como se estivesse lá. Viveremos as experiências e viagens dos nossos amigos, assim como eles também viverão as nossas.

Já o Facebook Memories promete dar vida aos álbuns. Com a utilização de inteligência artificial conectada a realidade imersiva de VR, os ambientes presos as imagens 2D ganharão novas dimensões, sendo recriadas pixel a pixel pela IA. Poderemos explorar ambientes de infância e promover encontros entre diferentes gerações.

O futuro das festas de fim de ano será repleto de possibilidades, com lembranças mais palpáveis e relações conectadas.

Se ainda não ficou muito claro como essas tecnologias funcionarão, procure vídeos no Youtube, ou me procurem nas redes sociais, adoraria conversar mais sobre isso com vocês. Ah! E sobre o Metaverse, conversamos na próxima edição. Desejo um fim de ano cheio de alegria, paz, amor e tecnologia para todos nós

 

Compartilhar.

Autor

Apaixonada por tecnologia, livros e música. Responsável pela criação e curadoria de conteúdos no Voicers, um ecossistema digital de educação que busca democratizar o acesso às tecnologias e tendências futuras.

Deixe uma resposta