Saiba como prevenir as principais doenças que provocam afastamento do trabalho

0

Dor nas costas, doenças motivadas por fatores de riscos ergonômicos, como esforços repetitivos e má postura, sobrecarga mental, muitas vezes relacionada ao estresse e depressão, além de doenças do coração e câncer, estão entre os principais motivos de afastamento do trabalho. De acordo com dados de 2013 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), mencionados no boletim quadrimestral sobre benefícios por incapacidade da Previdência Social, 2,02 milhões de pessoas morrem a cada ano devido a enfermidades relacionadas ao trabalho e a cada 15 segundos, um trabalhador morre de acidentes ou doenças atreladas às atividades profissionais.

Com isso, além de afetar o funcionário e sua família, o afastamento causa grande impacto para o empregador devido à queda no rendimento da empresa como um todo. “A organização precisa estar atenta à saúde de seus colaboradores e, principalmente, preparada para oferecer todos os cuidados necessários para a função exercida a fim de reduzir os riscos de doenças relacionadas ao trabalho”, explica Lauriberto Tavares, Diretor da Bioqualynet.

A boa notícia é que é possível evitar tais patologias com a adoção de hábitos saudáveis. Veja algumas  dicas:
Realizar check-ups regularmente: Geralmente, o check-up reúne análise clínica do paciente e exames adicionais como raio X de tórax, eletrocardiograma e dosagem do colesterol, triglicérides, glicemia, ureia, creatinina, além do exame de urina;
Controlar o peso;
Ter uma alimentação saudável;
Evitar o sedentarismo;
Praticar atividades físicas com a orientação de um profissional;
Dar uma pausa no trabalho, de hora em hora, para alongar.

Compartilhar.

Autor

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: