Saiba como praticar a economia no dia a dia

0

Esse artigo tem como objetivo fazer você colocar a mão na massa! Apresentamos pequenas possibilidades de mudança de atitude, pra você e todos da sua casa, que podem contribuir com saúde do seu bolso e do meio ambiente. Por muito tempo associou-se o tema economia doméstica as donas de casa, mas os tempos mudaram e o cuidar da casa e pagar as contas tornou-se tarefa de todos os membros da família. Pensando nisso, listamos uma série de dicas que você e toda a sua família podem aplicar dentro de casa.

Na cozinha

– Aproveite a água do cozimento das verduras para fazer sopas, molhos ou até mesmo para cozinhar arroz.

– Para economizar gás, faça vários pratos de forno que possam ser assados ao mesmo tempo. Quando forem retirados do forno, aproveite o calor para torrar pães amanhecidos cortados em fatias.

– Se possível, cozinhe com as panelas tampadas. Quando aberta, gastamos muito mais gás e tempo para cozinhar o alimento.

Na conta de Energia

– Aproveite ao máximo a luz do dia deixando cortinas e portas abertas.

– Instale geladeiras em local bem ventilado e longe de fogões, aquecedores ou

locais onde bate sol, para evitar gasto desnecessário de energia. Não abra a porta sem necessidade ou por tempo prolongado.

–  Evite usar aparelhos elétricos durante o horário de maior consumo de energia (das 18h às 21h).

– Retire os aparelhos da tomada e desligue as luzes dos cômodos quando não estiverem sendo utilizados.

– Evite o uso de benjamins (T) de tomada, isso pode causar o seu aquecimento e aumentar as perdas elétricas.

– Não deixe seu celular carregando a noite inteira. Além de gastar mais energia, reduz a vida útil da bateria do aparelho.

Fazendo compras

– Antes de ir ao supermercado, faça uma lista de compras.

– Evite ir ao mercado com fome. Isso faz com que você compre mais do que precisa.

– Na hora de ir à feira, procure pelas verduras e legumes da época e evite comprar em uma só barraca.

– Então, antes de comprar qualquer coisa, faça uma pesquisa de preço.

– Shopping pode ser um lugar de muita tentação, por isso, convide a família para uma atividade que não envolva consumo, como um passeio no parque, por exemplo.

Dicas como essas evitam muito desperdício e podem ajudar não só na saúde do seu bolso mas também do meio ambiente. E não se esqueça de anotar todo mês o tipo e o valor dos seus gastos, esse tipo de hábito te ajuda a cuidar mais e melhor do seu dinheiro.

VOCÊ SABIA?

Chuveiro elétrico na posição verão consome cerca de 40% menos energia do que na posição inverno. 33% do alimento produzido vira lixo. O chuveiro é responsável por 55% do consumo de água de uma casa.

Compartilhar.

Autor

Julia Drezza Gerente de sustentabilidade do Cartão Nova Paraisópolis e coordenadora do programa de educação financeira na comunidade Paraisópolis

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: