Ruas de Paraisópolis: Saiba quem foi Jeremy Bentham

6
O filósofo Jeremy Bentham (Foto: Francisca Rodrigues)

O filósofo Jeremy Bentham
(Foto: Francisca Rodrigues)

Nascido em Londres em 15 de fevereiro de 1748, Jeremy Bentham  foi filósofo, jurista e um dos últimos iluministas a propor a construção de um sistema de filosofia moral, não apenas formal e especulativa, mas com a preocupação radical de alcançar uma solução a prática exercida pela sociedade de sua época.

Entre os anos de 1755 e 1760 ele frequentou a escola de Westminster, onde adquiriu grande reputação por escrever versos em grego e latim. Essa formação lhe causou grande impacto negativo devido ao ambiente de enorme despotismo, uma forma de governo na qual uma única entidade governa com poder absoluto.

Em 1760, devido à ambição de seu pai, Jeremy ingressou no The Queen’s College de Oxford, onde formou-se em outubro de 1763. Essa formação também não lhe gerou um impacto positivo. Também por pressão de seu pai, ele encerrou um relacionamento com uma mulher de classe social inferior, não desenvolvendo mais nenhuma relação de proximidade com outra mulher, dedicando-se somente aos estudos e a escrita.

 A pacata Rua Jeremy Bentham
Mais distante do centro comercial, Rua Jeremy Bentham é pouco movimentada (Foto: Francisca Rodrigues)

Mais distante do centro comercial, Rua Jeremy Bentham é pouco movimentada (Foto: Francisca Rodrigues)

Mais distante do centro comercial de Paraisópolis, a Rua Jeremy Bentham é pouco movimentada. Seu trecho inicia na Rua Iratinga e termina no Beco Amparo. Com casas apenas em um lado da rua, pois o outro lado inteiro é um muro de uma mansão, não tem comércios no local.

Compartilhar.

Autor

Francisca Rodrigues é jornalista, repórter do jornal Espaço do Povo, apresentadora do programa Meia Prosa (Rádio Nova Paraisópolis, 87.5FM) e assessora de comunicação do Luau Paraisópolis.

6 Comentários

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: