Ruas de Paraisópolis: quem foi Pasquale Gallupi?

0

Captura de Tela 2015-01-31 às 11.01.01

Já parou para pensar por que a sua rua tem determinado nome? Quem deu o nome à ela? Quem foi o personagem cujo nome estampa a placa da sua rua? A partir de janeiro o Jornal Espaço do Povo irá publicar em suas edições uma curiosidade sobre as principais ruas de Paraisópolis. Nesta edição, você vai saber quem foi Pasquale Gallupi.

Nascido em galluppiTropea, Itália, em 12 de abril de 1770, Pasquale Gallupi foi um filósofo italiano, dos mais importantes da época do Ressurgimento, movimento na história italiana que buscou, entre 1815 e 1890, unificar o país.

Foi correspondente do Instituto de França, sendo agraciado com o título de cavaleiro da Legião de Honra daquele país, em 1830.

Em 1831 tornou-se titular da cadeira de lógica e metafísica da Universidade de Nápoles, onde permaneceu por quinze anos.

As suas ideias liberais foram expressas em “Pensamentos Filosóficos sobre a Liberdade Compatíveis com Qualquer Forma de Governo” e em seus “Opúsculos Filosóficos sobre a Liberdade Individual do Cidadão”, de 1820, nos quais pede a liberdade de pensamento, de imprensa e de religião.

Escreveu outras obras como o “Ensaio Filosófico sobre a Crítica do Conhecimento” e “Lições de Lógica e de Metafísica”.

A filosofia de Gallupi, “qualificada de filosofia da experiência”, baseia-se numa psicologia descritiva que considera a vontade como fator fundamental da vida psíquica. O filósofo faleceu em 1846 em Nápoles.

Curiosidades

A Rua Pasquale Gallupi é uma das principais ruas de Paraisópolis. Composta por diversos comércios, ela estende-se por toda comunidade. Com cerca de 2km, inicia na Av. Giovanni Gronchi e vai até o Cemitério do Morumbi.

pasquale

Compartilhar.

Autor

Diretor da Agência Paraisópolis, Editor do Jornal Espaço do Povo, Tesoureiro do Instituto Escola do Povo e da União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis, Vice-Presidente do Conselho Gestor do CEU Paraisópolis

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: