Programa de inclusão digital lança roteiro para jovens em busca de trabalho

0

Jovens que estão em busca de profissão, emprego ou iniciar uma carreira vão poder contar com mais uma ferramenta do programa de inclusão digital acessa São Paulo. Uma das novidades é o projeto Trilhas do Conhecimento, que será implementado este ano e nasce com um piloto, dirigido para os jovens que concluíram ou concluirão em breve o Ensino Médio, não entraram em uma faculdade e não sabem o que fazer, ou precisam de um trabalho para continuar os estudos.

O principal objetivo do projeto é construir trilhas: a partir de uma seleção criteriosa de conteúdo já publicado em meios eletrônicos, disponibilizar conjuntos estruturados de serviços e oportunidades online, para orientar diferentes públicos sobre temas variados voltados ao desenvolvimento profissional e pessoal. O piloto foca na conclusão do Ensino Médio e preparação da vida profissional, mas já traz informações sobre as Trilhas Emprego e Empreendedorismo, que serão publicadas em março.

Disponível no portal www.acessasp.sp.gov.br, a Trilha traz informações sobre testes vocacionais, inclusive online, com auxílio de psicólogos e profissionais especializados em emprego e carreira; dicas sobre profissões e o mercado de trabalho; recomendações para quem quer continuar os estudos e precisa trabalhar; além de relacionar cursos livres e técnicos, todos gratuitos. O conteúdo inclui, ainda, dicas de como se portar em uma entrevista e nas redes sociais, como (e onde) tirar documentos e ensina a fazer um currículo.

Com lançamento previsto para março, o projeto Trilhas do Conhecimento promete trazer uma seleção detalhada de conteúdo online sobre Emprego e Empreendedorismo.  O projeto piloto também traz orientações e dicas para os jovens que querem ter seu próprio negócio.

O conteúdo das Trilhas do Conhecimento poderá ser acessado de qualquer lugar e por meio de diferentes dispositivos – desktop, notebooks ou smartphones. Quem não tem internet, pode usar os serviços do AcessaSP. No Bom Prato, localizado na Rua Ernest Renan,1000,  tem um posto do AcessaSP. O atendimento é realizado de segunda a sexta, das 11h às 14h30. Para saber onde encontrar outras unidades, acesse:www.acessasp.sp.gov.br/postos.

 

Compartilhar.

Autor

Francisca Rodrigues é jornalista, repórter do jornal Espaço do Povo, apresentadora do programa Meia Prosa (Rádio Nova Paraisópolis, 87.5FM) e assessora de comunicação do Luau Paraisópolis.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: