Prazo para inscrições no Encceja termina nesta sexta-feira, 18

0
Terminam nesta sexta-feira, 18, as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja). Estudantes interessados em obter certificação no Ensino Fundamental ou no Ensino Médio devem se inscrever no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) até as 23h59min. A participação é gratuita.

Para participar, é preciso ter no mínimo 15 anos completos na data de realização da prova para quem busca certificação do Ensino Fundamental. Interessados na certificação de Ensino Médio devem ter idade mínima de 18 anos. Para se inscrever, é preciso informar CPF, e-mail e celular válidos. 

No momento da inscrição o candidato precisa indicar as provas que deseja obter certificação, no Ensino Médio ou Fundamental. Quem já tiver declaração parcial de proficiência não precisa repetir a prova da área. Ainda é preciso informar em qual secretaria da educação ou instituto federal o participante deseja solicitar o certificado. Por último é necessário informar a cidade de realização da prova.

Estrutura da Prova – Cada área do conhecimento tem uma Matriz de Referência (documento que subsidia a elaboração da prova) composta por 30 habilidades. Cada prova é composta por 30 itens do tipo múltipla escolha com quatro alternativas de resposta.

O Inep recomenda notas mínimas para as instituições certificadoras. Para as provas objetivas a nota mínima sugerida é de 100 pontos em cada, o que representa em média 50% das habilidades que a prova de cada área afere.  No caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física ou Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, o participante deverá adicionalmente obter proficiência na prova de Redação. A prova de redação distribui 10 pontos e a nota mínima sugerida pelo Inep é de cinco pontos. As provas serão aplicadas em um único dia.

Compartilhar.

Autor

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: