Paralelo com as escolas, Ong Pró-Saber desenvolve trabalho educativo para ajudar no aprendizado

0

O papel da educação mudou, não se centraliza apenas nas escolas, cada vez mais abrem projetos educativos. Quanto mais integração entre as escolas, programas e os pais, mais chance de alcançar a identidade cultural do aluno, na qual acontece um aprendizado real e efetivo.

O Centro de Estudos Psicopedagógico Pró-Saber é um programa que desenvolve uma educação infantil de qualidade, paralelamente com a escola.

A Ong surgiu em Paraisópolis, em 2003, com o objetivo de ser uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), na época havia apenas uma escola na comunidade. Já em 2010, quando a comunidade passou a ter outras EMEI, o programa começou a atuar com o seu foco principal, educação complementar.

A participação dos pais é essencial para o desenvolvimento das crianças e de acordo com a diretora do projeto, Maria Cecília, as rodas de conversas com os pais são ótimas. “A comunicação do projeto com os pais são 100% e adoramos ter eles por aqui. Acredito que o projeto é um tripé, pois trabalhamos com as crianças, trabalhamos com as famílias e trabalhamos sair daqui de dentro com os projetos”.

A ONG desenvolve três programas para os alunos que estão nas escolas:

  • Alfabetização: Sempre em parceria com alguma EMEI, atualmente é o Casarão, na qual faz um trabalho complementar com crianças.
  • Leitura e Brincadeira:  Para crianças de 4 a 12 anos com o objetivo de prepara-la para ingressar no fundamental e assim mergulhar na leitura e na brincadeira.
  • Adolescentes: Alunos de ensino médio, 14 a 18 anos, na qual participam de oficinas culturais.

O projeto trabalha com professores especialistas em alfabetização juntamente com professores moradores da comunidade, pois buscam obter essa integração.

Por se tratar de uma organização não governamental, que não recebe recursos do governo, conta com apoio de empresas e pessoas físicas e assim podendo ajudar formar homens e mulheres para o futuro.

Como fazer parte do projeto – Marcia Azevedo Felix, liderança comunitária e coordenadora do projeto, quem faz as entrevistas para a seleção  dos alunos. É  só  comparecer no Pró -Saber, que fica na Rua Manoel Antônio Pinto, 974.

Share.

About Author

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: